Receba nossas notícias no WhatsApp
Cultura Amazonas

Carnaboi 2025: A tradicional união do boi-bumbá com o Carnaval em duas noites de festa

Festa no Studio 5 será gratuita e terá transmissão ao vivo pela Rede Amazônica nos dias 7 e 8 de março...

26/02/2025 16h40
Por: Clipping Diário Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Encerrando a temporada carnavalesca e inaugurando a temporada bovina, o Carnaboi 2025 promete transformar os dias 7 e 8 de março em verdadeiras celebrações culturais no Studio 5. O Carnaboi é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e conta com entrada gratuita e transmissão ao vivo para toda a região Norte pela Rede Amazônica.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, o Carnaboi é o marco da transição entre o final do carnaval e início das festanças do boi-bumbá, e explica o motivo da escolha do Studio 5 para o evento. “O Carnaboi faz aquela aquela transição entre o final dos festejos de Momo para o início da temporada bovina, uma grande mistura e eu não teria um local mais emblemático para isso que lá no Studio 5.”

Caio André também ressalta que a escolha é feita em conjunto com os bois. “É uma escolha também dos bumbás, tanto do Garantido quanto do Caprichoso e nossa como secretaria que fomenta a cultura no Amazonas, estamos dando total apoio e tenho certeza que teremos uma grande festa nos dias 7 e 8 de março”, concluiu.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Exaltação cultural

Na primeira noite, sob o tema “Exaltação cultural: O Amazonas é Boi-bumbá”, que acontece na sexta-feira (07/03), a festa tem início às 19h. O público é recebido com a apresentação do Grupo A Toada & Robson Jr., que se apresenta das 19h às 19h40. Em seguida, o grupo Caboclos e Márcio do Boi agitam o ambiente das 19h40 às 20h20, seguido por João Paulo Faria e Carlos Batata, que encantam das 20h20 às 21h. A sequência prossegue com Fabiano Neves e Klinger Jr., que se apresentam das 21h às 21h40, preparando o terreno para o momento alto da noite.

Das 22h15 às 23h35, um show especial transmitido pela Rede Amazônica toma conta do palco, marcando uma interseção entre o espetáculo televisivo e a festa presencial. Após esse intervalo, a festa continua com a apresentação de Sebastião Jr. e Leonardo Castelo das 23h45 à 00h25, seguida por Prince do Caprichoso e Júnior Paulain, que se apresentam das 00h25 às 01h05. O show não para por aí, passando para Israel Paulain e Carlinhos do Boi, da 01h05 às 01h45, e depois Edmundo Oran e Canto da Mata, da 01h45 à 02h25. Para encerrar a noite, Toada de Roda e Felipe Júnior fecham a programação de 02h25 às 03h05, garantindo um encerramento vibrante

Continua após a publicidade
Anúncio

Exaltação Indígena

No dia seguinte, sábado (08/03), o evento propõe uma “Exaltação Indígena: Viva os povos da Floresta”, com uma programação que ressalta as raízes e a diversidade dos povos da região.

A noite tem início às 19h, com a apresentação conjunta de Boi Brilhante, Boi Garanhão e Boi Corre Campo, que se apresentam das 19h às 19h40. Logo após, Márcia Novo e Curumins da Baixa assumem o palco das 19h45 às 20h25, dando continuidade à celebração cultural. Das 20h30 às 21h10, Luanita Rangel e Jardel Bentes encantam o público, seguidos por Márcia Siqueira e Mara Lima, que se apresentam das 21h15 às 21h55.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A programação segue com Edilson Santana e Paulinho Viana, das 22h às 22h40, e Tony Medeiros e P.A Chaves, que se apresentam das 22h45 às 23h25. O ponto alto da noite se dá com o show especial transmitido pela Rede Amazônica, que acontece das 23h40 até 01h, integrando mais uma vez a festa televisiva ao público presencial.

Encerrando a noite, Patrick Araújo e Arlindo Neto apresentam-se das 01h10 à 01h50, seguidos por David Assayag e Helen Verás, que se apresentam das 01h50 às 02h30. Finalmente, Gean Figueira e Adriano Aguiar encerram a noite com uma apresentação das 02h30 às 03h10, deixando um gostinho de quero mais no público presente e na plateia que acompanha de casa.

Continua após a publicidade
 

Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

O Carnaboi 2025 busca reafirmar seu compromisso com a valorização das tradições amazonenses, oferecendo uma experiência única que une música, dança e a essência cultural da região.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.