O Governo do Estado do Rio de Janeiro aprovou a liberação de R$ 25 milhões para a remoção de 80 embarcações abandonadas nas margens da Baía de Guanabara.
A operação será coordenada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e terá duração de 36 meses. Os recursos foram aprovados em reunião do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).
A ação prevê a retirada e destinação final de casco de navios e pequenos barcos naufragados, utilizando um mapeamento georreferenciado feito pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro.
O projeto será conduzido por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio de uma empresa a ser contratada por meio de licitação.
“Estamos dando continuidade a um trabalho realizado pelo Governo do Estado para a remoção de todas as embarcações e a limpeza da Baía de Guanabara.
O Rio de Janeiro está investindo na retomada dos locais de turismo, lazer e nos empreendimentos da Economia Azul.
A Baía tem todas as qualidades para se tornar um dos maiores atrativos empresariais nos próximos anos”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.