Receba nossas notícias no WhatsApp
Domingo, 24 de Novembro de 2024 04:27
Porto em Foco Saúde

Anvisa proíbe venda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde e estéticos

Em procedimentos de saúde e estéticos

25/06/2024 14h11
Por: Clipping Diário Fonte: Infomoney
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a proibir a venda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (25), por meio de uma resolução.

A normativa proíbe a “importação, a fabricação, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos”.

Segundo a Anvisa, a medida cautelar adotada tem o objetivo de zelar pela saúde e integridade física da população brasileira, uma vez que, até a presente data, não foram apresentados à agência reguladora estudos que comprovem a eficácia e a segurança do uso do produto fenol em procedimentos estéticos.

A determinação fica vigente enquanto são conduzidas as investigações sobre os potenciais danos associados ao uso desta substância química, que vem sendo utilizada em diversos procedimentos invasivos. 
Em nota, a Anvisa reforça que a medida cautelar foi motivada por preocupações com os impactos negativos na saúde das pessoas.

Na semana passada, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) havia entrado com uma ação para pedir à Anvisa que impedisse a venda de produtos à base de fenol para quem não fosse médico.

Até a publicação da resolução de hoje, pela Anvisa, médicos, farmacêuticos e biomédicos estavam autorizados a realizar peelings químicos, o que inclui a modalidade com fenol.

Continua após a publicidade
Anúncio

O peeling de fenol ganhou os holofotes do país nas últimas semanas, depois da morte de Henrique Chagas, de 27 anos, em 3 de junho, após ser submetido ao procedimento, feito pela influenciadora Natalia Becker, na verdade chamada Natalia Fabiana de Freitas Antonio – que não era esteticista, como alegava, e tampouco tinha qualquer formação adequada para a realização do trabalho. Ela foi indiciada por homicídio doloso, quando há intenção de matar.

Segundo o portal Metrópoles, a expectativa é que a Polícia Civil de São Paulo receba o resultado do laudo necroscópico de Henrique Chagas ainda nesta semana.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 03h09
15°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 23°

15° Sensação
2.68 km/h Vento
87% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)

Mín. 15° Máx. 27°

Parcialmente nublado
Amanhã (26/11)

Mín. 18° Máx. 31°

Parcialmente nublado