A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Fundação de Esportes e Juventude, realizou nesta terça-feira, 15, o 2º Encontro de Grêmios Estudantis. O evento, sediado no auditório da UFT Centro, foi promovido em parceria com a Superintendência Regional de Educação (SRE) e reuniu representantes de grêmios estudantis de escolas estaduais do município e de cidades vizinhas.
Durante o encontro, foram apresentados projetos voltados à juventude e discutidas ações previstas para 2025. O presidente da Fundação, Thiago Paulino, destacou o papel dos grêmios na construção de uma juventude mais participativa. “Aqui o nosso objetivo é fazer com que eles tenham esse protagonismo nas escolas e possam levar para os demais alunos, para a direção das escolas, essa parceria entre Prefeitura, Estado, para que eles possam desenvolver os seus projetos e que consigamos também realizar os nossos com a juventude portuense, através do esporte também. E hoje estamos com bate-papo, uma conversa boa com eles para tratar dos projetos de 2025 e dar as boas-vindas aos novos presidentes, aos presidentes que continuam o seu mandato”.
Luana Malacco, técnica das políticas da Juventude da SRE de Porto Nacional, também ressaltou a importância da colaboração com o município. “Para nós é muito importante essa parceria, termos os nossos jovens com o nosso município. É um evento extremamente importante, legal e interativo para eles, para os grêmios, também tivemos uma palestra com o William e com a Sarah, do movimento estudantil. Então, assim, é sensacional, ótima a nossa parceria e eu espero que ela se prolongue ao restante da nossa gestão e estamos sempre à disposição do município”, concluiu.
“Hoje estou aqui realizando algo bem prático, falar sobre a necessidade da ferramenta da leitura, onde falando com jovens de escola pública, com empresário, com vendedor de primeiro oportunidade, vendedor de bombom, vendedor de açaí, vendedor de caldo de cana, fala sobre essa necessidade de posicionar na sua identidade. E quando eu falo de posicionamento na sua identidade é você utilizar a ferramenta da leitura. Quando eu falo da ferramenta da leitura é você acreditar naquilo que está dentro de você. Ninguém é melhor que ninguém, mas quando você tem essa prática de utilizar a ferramenta da leitura, você consegue desenvolver uma identidade dentro da sociedade no dia a dia”, ressaltou o escritor William Geraldo, que foi um dos palestrantes no encontro.
A presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Riachuelo, Luana Silva, destacou que o encontro foi uma oportunidade importante para ampliar o conhecimento sobre os seus direitos. “Eu venho da cidade de Oliveira de Fátima, faço parte do grêmio ‘A Força Estudantil’ da Escola Estadual Riachuelo. Acho uma oportunidade muito boa porque a gente está aqui conhecendo melhor nossos direitos como gremista e achei muito interessante a palestra que teve, tudo muito interessante”, contou.