Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Portos & Terminais Portos

Governo assume dívida milionária do Porto de Itajaí

Cidade declara Lula persona non grata

06/04/2025 09h09 Atualizada há 4 dias
Por: Clipping Diário Fonte: NDMais
Foto: Matheus Souza/Porto de Itajaí/ND
Foto: Matheus Souza/Porto de Itajaí/ND

Segundo Ministério de Portos e Aeroportos, pagamento de dívida de R$ 48 milhões garante continuidade da dragagem e operações no terminal portuário.

Pouco após o presidente Lula ser declarado “persona non grata” em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, o Governo Federal anunciou que irá quitar uma dívida de R$ 48 milhões com a empresa responsável pela dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto de Itajaí.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o valor acumulado em gestões anteriores, havia sido apontado como um dos principais entraves para a continuidade das operações no complexo portuário.

A confirmação foi feita na quinta-feira (3), pelo secretário nacional de Portos e Aeroportos, Alex Sandro de Ávila, durante reunião com a FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina).

Contrato emergencial garante continuidade da dragagem no Porto de Itajaí
Segundo Ávila, a Autoridade Portuária de Santos, responsável pela administração provisória do porto, firmou um contrato emergencial com a empresa prestadora do serviço, assegurando a manutenção da profundidade do canal de navegação até a conclusão do processo de concessão definitiva.

Para o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, a confirmação representa segurança para a continuidade das operações portuárias.

Segundo ministro, pagamento de dívida milionária assumida pelo Governo Federal permitirá viabilidade de operações.

Durante o encontro com a FIESC, o secretário também apresentou os prazos previstos para a nova concessão. Serão lançados dois editais distintos: um voltado à gestão do canal de acesso, incluindo obras de aprofundamento e ampliação da bacia de evolução; e outro para a operação do terminal de cargas.

Continua após a publicidade

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o edital referente ao canal de acesso já passou pela fase de modelagem e está em ajustes finais. A previsão é de que seja enviado ao TCU (Tribunal de Contas da União) até o fim de maio.

Após o envio, o prazo estimado para análise é de quatro meses, com leilão previsto para dezembro de 2025. Já o edital do terminal de cargas deve ser publicado em seguida, com leilão estimado para março de 2026.

Continua após a publicidade
Anúncio

A FIESC reforçou, durante a reunião, a importância de um cronograma formalizado e transparente para o acompanhamento da dragagem e dos processos de concessão. O contrato provisório com a empresa JBS, atual operadora do terminal, poderá ser prorrogado por até 24 meses, caso necessário.

Participaram da reunião o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, o presidente da Câmara de Transporte e Logística da entidade, Egídio Martorano, e o diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias, Bruno Neri.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Alexandre Há 4 dias Santos Presidente ajuda o Porto injeta do dinheiro e ainda assim chamam ele de persona non grata isso é uma vergonha,!!!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Portos de Santa Catarina - SC

Portos de Santa Catarina - Santa Catarina

Sobre o município
Os Portos de Santa Catarina são importantes pontos de movimentação de cargas no sul do Brasil. Destaca-se o Porto de Itajaí e o Porto de São Francisco do Sul. O Porto de Itajaí é um dos principais do estado, com ênfase na movimentação de contêineres, carga geral e granéis sólidos. Já o Porto de São Francisco do Sul, localizado no litoral norte, é conhecido pela movimentação de cargas sólidas e líquidas, principalmente grãos e produtos siderúrgicos.
Suscribirme