O Governo de Sergipe deu mais um passo em prol da geração de emprego, uma das principais bandeiras da atual gestão. Nesta terça-feira, 25, foi realizado, no Hotel Sesc Atalaia, em Aracaju, o evento "Pacto pelo Emprego", que contou com a presença do governador Fábio Mitidieri, e destacou os avanços do estado em políticas estratégicas para o desenvolvimento econômico. No encontro, também foram formalizadas iniciativas importantes para impulsionar a geração de emprego e renda aos sergipanos.
Na ocasião foi firmado o Pacto pela Qualificação Profissional, consolidando o compromisso de trabalhar com diversas entidades para levar mais qualificação profissional para os sergipanos. A parceria visa aprimorar as habilidades da população, alinhando a formação profissional às demandas do mercado de trabalho. Também foi formalizada a Rede de Formação para o Trabalho e Empregabilidade de Sergipe, um pacto entre entidades públicas e privadas que visa alinhar os cursos de ensino médio técnico, qualificação profissional e ensino superior às necessidades do setor produtivo. Além disso, o governador assinou uma carta compromisso com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil, fazendo uma parceria para fortalecer o trabalho contra esta problemática.
“Hoje é um dia importante, no qual demonstramos de forma muito clara que a parceria da iniciativa pública com a iniciativa privada tem dado um resultado que muda a vida de milhares de sergipanos. Estamos aqui para ratificar isso, mostrar a importância de caminhar juntos, mostrar os investimentos que estão sendo feitos e as políticas públicas adotadas pelo governo. Renovamos esse compromisso firmando parcerias de qualificação de modo de obra e oportunidades de emprego”, destaca o governador Fábio Mitidieri.
O chefe do Executivo estadual também detalhou o funcionamento das iniciativas. “Vamos preparar a mão de obra para as oportunidades de emprego que as empresas, inclusive as sergipanas, estão ofertando. Serão mais de 1.100 vagas. O que a gente quer é uma mão de obra cada vez mais qualificada, porque ela vai ter melhores salários, ocupar as melhores vagas. A qualificação dos jovens também é fundamental. Estamos com o maior estoque de emprego e a menor taxa de desemprego da nossa história. Existe um grande ambiente de negócios em Sergipe, e queremos avançar ainda mais”, ressalta.
Foram reunidas as principais entidades de formação profissionalizantes do estado, com autoridades de governo; representantes de setores da economia e instituições de ensino, como sistema S, Universidade e Instituto Federais de Sergipe; e instituições privadas. Assim, o Estado reforça sua posição, estabelecendo uma conexão para a formação de mão de obra de acordo com as necessidades do mercado.
“Sabemos que existem muitos postos de trabalho à disposição da população e que, às vezes, as empresas têm dificuldade de encontrar pessoas qualificadas. Estamos trabalhando para isso à necessidade do mercado para que todos ganhem. O governador tem esse foco de olhar para o que o mercado precisa, gerando mais oportunidades e empregabilidade”, salienta o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles.
Neste sentido, o trabalho com instituições de ensino é fundamental para a qualificação da mão de obra. A professora Janaína Machado, representante da Universidade Tiradentes (Unit), falou em nome destas entidades. “Acreditamos na educação que transforma e amplia os nossos olhos. Contem conosco, pois estaremos juntos na graduação e na pesquisa, para que possamos juntos treinar, educar e entregar uma melhor mão de obra para que Sergipe cresça. A gente só consegue se desenvolver com a educação”, pontua.
Números positivos
Também foram apresentados no Pacto pelo Emprego os principais resultados obtidos pelo Estado em pesquisas nacionais, correlacionando os dados com as ações realizadas pelas diversas secretarias de Estado. Dentre os principais, a projeção de crescimento do PIB de 1,3%, em 2022, para 3,6%, em 2024, a menor taxa de desemprego da história com 8,4%, em 2024, e mais de 3.700 pessoas que passaram por cursos de qualificação em um ano.
Além disso, Sergipe teve crescimento de 26,8% no saldo de empregos entre janeiro e outubro de 2024: consolidou-se como segundo estado no ranking nacional e primeiro no Nordeste em crescimento da receita nominal de serviços, com 3,7% de alta; e registrou a segunda maior taxa de crescimento de receita corrente no país, em 2024.
“Nosso papel é dar oportunidades. Precisamos tirar as pessoas da pobreza, mas é muito melhor quando todo o povo está empregado. Todas as ações das secretarias precisam ser casadas, para gerar qualidade de vida. Agradeço ao trabalho de toda a equipe, e temos uma missão de seguir com este crescimento”, acrescenta Fábio Mitidieri.
Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente
Com dados irrefutáveis, a gestão evidenciou que as políticas públicas implementadas estão atingindo os resultados esperados. O evento também destacou a importância da qualificação profissional para o fortalecimento do mercado de trabalho.
O presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, falou sobre a parceria e a necessidade da qualificação profissional. “Estamos gerando emprego e renda e mostrando que esse pacto com os empresários serve para qualificar a mão de obra. Faço um apelo aos empresários que, ao contratar alguém, busque essa qualificação. Mais uma parceira de tantas que nós temos, na busca pelo aperfeiçoamento, emprego e renda”, afirma.
Também presente no evento, o senador Laércio Oliveira parabenizou o Estado pelo trabalho em prol do emprego. “Temos que exaltar o trabalho do governador, das secretarias e pessoas envolvidas, agindo de forma extraordinária. A melhor política social que existe é o emprego, e estas iniciativas firmam um compromisso fundamental", reforça.
Ao firmar o Pacto pela Qualificação Profissional, o Governo de Sergipe reitera seu compromisso com o aprimoramento da educação e a capacitação da força de trabalho, alinhando as necessidades do mercado com as demandas dos cidadãos. A colaboração entre todas as frentes é crucial para criar novas oportunidades aos sergipanos, promovendo uma economia mais forte e socialmente mais inclusiva.