Brincar sem agredir o meio ambiente é um dos objetivos do Recicla Folia, que esteve presente no pré-carnaval do Maranhão apoiando o bloco dos catadores para celebrar uma festa mais limpa e sustentável. Durante os cinco dias de folia no circuito Vem pro Mar, na Av. Litorânea, foram coletados 1027,68 kg de resíduos numa parceria com 60 catadores e 7 cooperativas de reciclagem.
Para o secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, a folia fica mais legal quando se une cultura e sustentabilidade. “Incentivamos o descarte correto dos resíduos e valorizamos o bloco dos catadores e o trabalho de conscientização para um carnaval de respeito ao meio ambiente, uma das políticas do Governador Carlos Brandão”, destacou.
A ação, que vai continuar no período oficial do Carnaval e espera coletar cerca de 4 toneladas, incentiva o descarte adequado de garrafas, latinhas, copos plásticos, papel dentre outros. Os materiais recolhidos são encaminhados para as cooperativas onde passam por processo de reciclagem, resultando no reaproveitamento desses insumos como fonte de renda.
“Nós gostamos do que fazemos e somos recompensados com o resultado do nosso trabalho, ajudando a natureza e mostrando como deve ser feito o descarte correto do resíduo”, ressaltou Pedro Jaldo Gomes, profissional da Cooperativa Ascamarco.
O Recicla Folia beneficia os catadores com distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), alimentação e Bags para armazenamento dos resíduos. Durante a programação haverá lixeiras (com adesivo do Recicla) espalhadas por todo o circuito carnavalesco.
Para a presidente da Cooperativa Cooresoma, Maria José Castro, o Recicla Folia representa tudo. “É o nosso tesouro, a nossa produção e a nossa visibilidade como cooperativa de reciclagem do Maranhão”.
Além da coleta o Recicla Folia realiza ações educativas para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos. A ação conta com a parceria das secretarias de Cultura (Secma), Desenvolvimento Social (Sedes), EMAP, Fertgrow e JC Ambiental.