O Porto de São Francisco do Sul (SC) realizou investimentos de R$ 25 milhões nos últimos 18 meses, com foco no aprimoramento da segurança. As melhorias foram destacadas durante o Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias, em Brasília, e incluem inovações tecnológicas no Terminal Graneleiro (TG), responsável por armazenar soja e milho.
Entre as principais modernizações, foram instaladas 12 câmeras OCR para leitura de placas de caminhões e identificação de vagões de trem. Esse sistema está integrado à Receita Federal e ao Portonet, que gerencia as descargas no TG. Também foi implantada a identificação biométrica de caminhoneiros e a automação dos portões do terminal.
Além disso, o sistema de segurança ganhou 111 novas câmeras, incluindo sete do tipo Dome, para ampliar o monitoramento. Em 2024, o porto investiu ainda em novos storages e servidores de internet, além da atualização do sistema de monitoramento, com a implementação do software Genetec, que melhora a segurança e a eficiência operacional do porto.
O controle de acesso ao Terminal Graneleiro também foi modernizado, com quatro novos equipamentos que identificam os caminhoneiros por meio da biometria digital, além da automação dos portões. Também foram instaladas 111 novas câmeras para o aprimoramento do circuito fechado de televisão (CFTV), das quais sete são do tipo Dome, com ampla abrangência para captar imagens.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo