Meio Ambiente Meio Ambiente

Em setembro, Fortaleza vai sediar o XV Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro

Na manhã desta desta segunda-feira (14), a Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, Karyna Leal, na Secretaria do Meio Ambiente e Mud...

14/04/2025 16h46
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Na manhã desta desta segunda-feira (14), a Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, Karyna Leal, na Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), recebeu o coordenador do Gerenciamento Costeiro e Planejamento Espacial Marinho do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Joao Nicolodi. Na pauta, o XV Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (Encogerco), que será realizado em setembro, Fortaleza, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sema.

O objetivo do Encogerco é promover a troca de experiências e o debate sobre temas relacionados à Gestão Integrada da Zona Costeira (GIZC), como mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, impactos ambientais e governança costeira. “Vai discutir também a atualização do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC), envolvendo gestores estaduais e municipais atuantes nos Programas de Gerenciamento Costeiro dos nossos 17 estados costeiros”, relatou a Secretária Executiva.

De acordo com Nicolodi , o XV Encogerco 2025 será uma oportunidade fundamental para atualizar o PNGC, cuja última versão data de 1997. A” modernização do plano é urgente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, que afetam diretamente comunidades, ecossistemas e a economia costeira”, informou.

Saiba mais

Os Encontros Nacionais de Gerenciamento Costeiro são eventos realizados periodicamente no Brasil desde 1984 para discutir políticas, estratégias e ações voltadas ao gerenciamento costeiro. Esses encontros reúnem gestores públicos, pesquisadores, organizações da sociedade civil e
demais atores envolvidos na gestão da zona costeira brasileira. O protagonismo do Ceará, na questão do gerenciamento costeiro, é uma das razões para que o evento aconteça este ano em Fortaleza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Suscribirme