As águas da Baía de Aratu ganharam cores, velas e emoção no último sábado (12), com a realização da 7ª Regata de Cotegipe para Veleiros de Oceano e Monotipos. A competição reuniu 30 veleiros de oceano e 6 monotipos, representando marinas e clubes náuticos de Simões Filho e Salvador, em um verdadeiro espetáculo esportivo e de integração.
A largada dos monotipos aconteceu na Ribeira, com destino à Marina Aratu, onde foi montada a raia de chegada da competição. A iniciativa valorizou tanto o desempenho técnico dos velejadores quanto o contato com a natureza e o fortalecimento da cultura náutica na região.
“O evento é um marco importante para o nosso turismo náutico e projeta Simões Filho no circuito das grandes competições. Além da movimentação econômica gerada para o nosso comércio e serviços, a Regata reforça o compromisso da gestão do prefeito Del com o desenvolvimento sustentável, a valorização dos nossos recursos naturais e o incentivo à prática esportiva. Estamos trabalhando para que o turismo se consolide como um dos pilares da nossa economia local”, destacou Joel Cerqueira, secretário municipal de Turismo.
A regata contou com a participação de diferentes classes e categorias, promovendo diversidade e disputas acirradas. Confira os resultados:
Fita Azul
Grupo 1 – Le Par Un
Grupo 2 – Marujo’s
Classe Aberta Monocasco
1º – Piabinha
2º – Nina 6
Classe Aberta Multicasco
1º – Seawalker
2º – Ajax
Classe Mini 6.5
1º – Maratu
Classe RGS A
1º – Na Boa
2º – Avanti
3º – Raoni
Classe RGS B
1º – Drakon
2º – Artemis
3º – Raptor
Classe RGS C
1º – Eolo
2º – Doventto
Classe Cruiser
1º – Intensidade
2º – Maestria
3º – Le Par Un
Classe RGS Geral
1º – Drakon
2º – Artemis
3º – Na Boa
Classe VPRS
1º – Marujo’s
2º – Papaléguas
Monotipos
Hobie Cat 14 – 1º – Só Prazer
Hobie Cat 16 – 1º – Pretinho do Poder
Especial Monotipo – 1º – Magnum / 2º – Shark