A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação (DED), realizou, nesta terça-feira, 25, a solenidade de entrega do Guia de Acompanhamento Pedagógico da Rede Estadual. O evento contou com a participação de cerca de 230 coordenadores de ensino e equipes de acompanhamento pedagógico das diretorias regionais de Educação (DREs). A disponibilidade do Guia para seu público-alvo será por meio do material impresso, e também em modelo de PDF.
O Guia de Acompanhamento Pedagógico foi elaborado pela equipe do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico do Departamento de Educação da Seed, em parceria com coordenadores de ensino de escolas da rede, equipes pedagógicas das diretorias regionais e diretorias do Serviço de Planejamento e Ensino (Seplen).
Em seu conteúdo há premissas de acompanhamento pedagógico, perfis dos atores e que atuam no acompanhamento pedagógico, apresentação da organização dos ciclos de acompanhamento, encontros a serem realizados, acompanhamento individualizado e de visitas pedagógicas tutoradas que formam o ciclo de acompanhamento pedagógico.
Segundo o diretor do Departamento de Educação da Seed, professor Genaldo Lima, o Guia é a consolidação de um trabalho técnico de acompanhamento pedagógico em rede, entre as diretorias regionais e o DED/Seed. "Realizamos esses encontros pedagógicos desde 2023. Em 2024 trabalhamos 50 escolas-piloto e em 2025 trabalharemos com 100 escolas; e a meta para 2026 é duplicar. É um trabalho de construção do Guia que mostra os instrumentais, os encontros pedagógicos e como cada coordenador deve trabalhar em cada escola com planilhas de acompanhamento. Vai facilitar muito o trabalho para otimizar e acompanhar a escola dentro das normativas estabelecidas pela Seed", destaca Lima.
O diretor ressalta, ainda, a importância do Guia para contribuir nos avanços do processo ensino-aprendizagem. "O resultado nas escolas que utilizamos o Guia em 2024 foi positivo e, por isso duplicamos. Nossa meta é alcançar toda a rede com grandes resultados, mostrando que os desempenhos estão melhorando. Esse é um trabalho feito de forma técnica e em conjunto com toda a equipe a fim de que possamos melhorar os índices, os fluxos e a proficiência dos alunos da rede estadual de educação", complementou Genaldo Lima
Compondo o dispositivo principal, a gestora da Diretoria de Educação de Aracaju, Gilvânia Guimarães, prestou agradecimento àqueles que fizeram a criação do material ser possível. “Quero agradecer aos técnicos de todas as diretorias. O trabalho de vocês é importantíssimo, e que faz muita diferença em nossas escolas. Sempre que fazemos uma reunião, seja de acompanhamento, ou para falar sobre os indicadores, os técnicos são mencionados. Assim sabemos que eles realmente conseguiram chegar junto à escola”, comenta.