Foram mais de dois mil quilômetros percorridos ao longo de duas semanas, com 12 cidades paraibanas visitadas, de 12 regionais de cultura diferentes, e quase mil pessoas mobilizadas de 197 municípios paraibanos. Esses são alguns dos números da Secult Itinerante, ação do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), que descentralizou as ações da pasta e permitiu que trabalhadores da cultura de toda a Paraíba pudessem tirar dúvidas e se informar melhor das políticas públicas, dos recursos e dos editais que serão disponibilizados neste e nos próximos anos.
Para além de todos esses dados, um total de 156 gestores municipais de cultura esteve presente nos encontros, o que equivale a uma adesão de quase 75% dos atuais secretários. O objetivo, como foi destacado desde o início da ação, era seguir com a política de maior democratização das informações e dos investimentos da cultura.
“A Secult Itinerante foi um sucesso total. Por onde passamos, mobilizamos as pessoas que fazem a cadeia produtiva da cultura da Paraíba. Diversos setores reunidos, pensando em conjunto formas de diversificar os investimentos e fomentar ainda mais a circulação de artistas paraibanos para se apresentar diante de outros públicos. Essa é uma marca da atual gestão que teve um novo momento com toda esta mobilização”, comemorou Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura e idealizador da caravana.
Ele destacou também a importância de se aproximar das pessoas, dialogar mais de perto com quem nem sempre tem condições de ir até a sede da Secult-PB, em João Pessoa. “Como nem todo mundo pode ir à Secretaria, decidimos levar a Secretaria até esses artistas. Para dialogar sobre ações políticas para o setor cultural”, completou.
Em 2023, uma primeira caravana do tipo já tinha sido realizada, naquela época mais voltada à Lei Paulo Gustavo. Dois anos depois, a mobilização se repetiu, agora mais voltada à Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura.
Nos encontros deste ano, entrou na pauta também o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (Paar) para a cultura da Paraíba para os próximos quatro anos. A perspectiva é que sejam investidos R$ 100 milhões em recursos para a cultura da Paraíba apenas neste ano, dobrando o que vinha sendo investido anualmente pela atual gestão estadual.
Os municípios de Campina Grande, Monteiro e Patos foram aqueles que reuniram o maior número de pessoas. A Secult Itinerante passou também por Guarabira, Cuité, Itabaiana, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha e João Pessoa. E reuniu pessoas desses e também de muitos outros municípios próximos.
Agora, o trabalho de descentralização continua com os birôs criativos, que já começaram a funcionar. São 22 polos espalhados em municípios de toda a Paraíba para tirar dúvidas, realizar inscrições e se informar das ações da Secult-PB. Uma estrutura foi montada com computadores e com a presença de produtores culturais para auxiliar as pessoas que tiverem dúvidas ou alguma demanda pendente.