Receba nossas notícias no WhatsApp
Quarta, 27 de Novembro de 2024 20:53
(13) 99706-0000
Porto & Legislação Destaque

Audiência na Câmara discute quem pode trabalhar com movimentação de mercadorias no porto

Lei permite que trabalhador com e sem vínculo empregatício atue no setor; projeto restringe atividade a trabalhador avulso

09/07/2024 09h02
Por: Clipping Diário Fonte: Clipping
Divulgação
Divulgação

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública nesta terça-feira (9) para debater a regulamentação da movimentação de mercadorias nos portos brasileiros. A discussão abrange atividades como carga e descarga de mercadorias a granel e ensacados, pesagem, embalagem, empilhamento e paletização, seja com ou sem o uso de equipamentos especializados. O debate atende a pedido do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).

Durante a audiência, serão ouvidos representantes sindicais das categorias envolvidas, buscando subsídios para o parecer do relator sobre o projeto de lei, que aguarda votação na comissão.

A Lei 12.023/09 permite que essas atividades sejam exercidas tanto por trabalhadores avulsos quanto por empregados com vínculo formal. Mas o Projeto de Lei 3361/12 altera essa lei para restringir a movimentação de mercadorias a trabalhadores avulsos.

O debate foi solicitado pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) e visa discutir a Lei 12.023/09, que atualmente permite que tanto trabalhadores avulsos quanto empregados com vínculo formal exerçam essas atividades. No entanto, o Projeto de Lei 3361/12, relatado por Daniel Almeida, propõe alterações para restringir a movimentação de mercadorias exclusivamente aos trabalhadores avulsos.

Daniel Almeida é relator da proposta, que aguarda votação na comissão, e quer ouvir representantes sindicais das categorias envolvidas para subsidiar seu parecer.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Ricardo Ferreira de LimaHá 5 meses Guarujá - São Paulo Creio que os processos logísticos e as novas tecnologias tem feito com que novas funções sejam geradas e outras com um processo mais lento sejam renovadas por processos muito mais eficazes mas com menor tempo de transbordo. Todo terminal é um PGT que gera transtorno no viário e no rodoviário e hoje são fatores não calculados. Portanto, quem muda é a evolução de processos e o requerimento das facilidades. Não é fácil para nenhuma das fases da engrenagem as mudanças mas elas estão aí ...
Rodrigo AGHá 5 meses SPO trabalhador portuário a Vulso, não tem paz,tem o seu campo de trabalho ameaçado o tempo todo, esses políticos corruptos querem favorecer os empresários,para pagar menos e ganhar mais,lucro sobre lucro a escravidão voltou e tem nome sobrenome CLT
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 18h10
31°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 32°

30° Sensação
5.66 km/h Vento
34% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)

Mín. 23° Máx. 33°

Tempo limpo
Amanhã (29/11)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuva