O ministro dos Portos e Aeroportos, Carlos Costa Filho, afirmou que a movimentação de cargas nos portos brasileiros deve crescer significativamente em 2024, com uma alta estimada superior a 6%.
Esse aumento será impulsionado, principalmente, pela demanda crescente por contêineres, cujas operações devem registrar uma expansão de aproximadamente 20% durante o ano.
A previsão otimista reflete o impacto do mercado de contêineres na movimentação portuária, um setor que tem se mostrado cada vez mais vital para a logística e o comércio internacional. Costa Filho ressaltou que o avanço no tráfego de cargas conteinerizadas será um fator determinante para o desempenho dos portos brasileiros, com efeitos positivos na economia como um todo.
Essa alta demanda por contêineres, que inclui tanto as importações quanto as exportações, representa uma oportunidade estratégica para os portos do país se modernizarem e aumentarem sua capacidade de atendimento.
A expectativa é que os investimentos em infraestrutura, bem como a melhoria na eficiência operacional, contribuam para que os portos brasileiros se destaquem ainda mais no cenário global de comércio marítimo, gerando mais competitividade e crescimento para o setor.
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 34°
Tempo limpo