O gigantesco navio BYD Explorer 1, primeiro cargueiro da montadora chinesa, que faz sua estreia em águas brasileiras, tem escala prevista em Santa Catarina. A embarcação, que chegou nesta semana ao pPorto de Suape, em Pernambuco, também vai desembarcar veículos em Vila Velha (ES) e Itapoá (SC).
O navio da BYD traz a bordo 5.459 carros elétricos e híbridos, para abastecer o mercado brasileiro. Entre eles, há dois modelos que vinham sendo mantidos em absoluto sigilo: o King, um Sedan que vai competir com o Corolla, e o Song Pro, um SUV híbrido de entrada. Ambos ainda aguardam lançamento no mercado nacional, mas as primeiras imagens vazaram no desembarque em solo brasileiro.
A chegada de veículos importandos pelos portos de Santa Catarina é uma operação comum. No entanto, é praxe que as montadoras dividam as embarcações, que são navios especializados do tipo “Ro-Ro” – roll on roll off. Na prática, eles funcionam como grandes garagens fechadas, com diversas rampas internas, onde os veículos entram e saem rodando. Do lado de fora, se parecem com caixas gigantes, muito diferentes do padrão dos navios de contêineres, que os mais comuns no Litoral de Santa Catarina.
A chinesa BYD inovou ao apostar na construção do próprio navio para não depender de dividir espaço com as demais montadoras. A embarcação ficou pronta no início de 2024, e isso trouxe uma vantagem competitiva para abastecer os mercados externos.
No caso do Brasil, a empresa acelerou o envio de veículos para escapar do aumento da alíquota de importação dos veículos elétricos e híbridos, que vai passar de 10% e 12% para 18% e 20% a 25%, respectivamente.
A relação de navios esperados, publicado pela Praticagem de São Feancisco do Sul, ainda não inclui o BYD Explorar nº1 – a previsão de atracação deve ser publicada nos próximos dias.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo