Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista ao programa na íntegra
O diretor do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs AD estadual), Marcelo Costa, foi o entrevistado do programa ‘Mais Saúde’ deste domingo (6), na TV Assembleia. Ele tratou sobre a atuação e as ações do CAPs, que já tem 15 anos de assistência no tratamento da dependência química no Maranhão.
De acordo com o gestor, na conversa com o apresentador e jornalista Ismael Gama, a unidade faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e as equipes da área de Atenção à Saúde Mental da SES celebraram os avanços do Caps AD Estadual, nesses 15 anos de atendimento a dependentes químicos.
Marcelo Costas enalteceu também a importância do equipamento da rede de saúde mental estadual, que abriu as portas em 2008, assegurando atendimento específico ao público de dependência química no estado.
“Atualmente, as pessoas ainda enfrentam o tabu de buscar tratamento psicológico. Mas, estamos quebrando essa resistência. Assim, mais de 170 pessoas são acompanhadas no Centro, que é vinculado à rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e são ofertados, no equipamento, serviços de atendimento individual, oficinas terapêuticas, atenção familiar, entrega de medicação, entre outros”, contou.
O programa exibiu, também, reportagens diversas, a exemplo da que registrou o que foi considerado um marco na saúde, o primeiro transplante renal do Maranhão na rede pública estadual, feita pelo Hospital Carlos Macieira. O procedimento foi um sucesso e a ampliação da rede para transplante traz esperança a dezenas de pessoas que estão aguardando um doador.
Na rede federal, de janeiro a março deste ano, já foram feitos 14 transplantes no Hospital Universitário, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, agora, existe a nova opção na rede estadual.
O programa ‘Mais Saúde’ é apresentado pelo jornalista Ismael Gama e vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).