A Praça Monsenhor Baltazar, na rotatória da Folha 16, mais uma vez recebeu uma competição acirrada entre os amantes das quatro rodinhas, na tarde de sábado, 12 de abril: mais uma edição do Taça Cidade de Skate, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que reuniu cerca de 60 atletas de várias cidades de Marabá e região.
Segundo o presidente da Associação Marabaense de Skate (Amask), Daniel Rodrigues, foram cinco categorias em competição. São elas: categoria infantil, que são de atletas até 12 anos; categoria iniciante, de 13 até 15 anos; categoria amador, de 17 a 32 anos; e categoria master, a partir de 33 anos, além de feminino open.
“A expectativa está sendo muito boa, muito atleta local. E a gente não esperava, por ser um evento teoricamente interno, que viessem atletas de fora, de Canaã dos Carajás, Imperatriz, Belém, Parauapebas, entre outras cidades”, enumera.
No campeonato, cada atleta tem direito a dar duas voltas de um minuto e a melhor volta é escolhida para ser a nota classificatória. “Nisso a gente verifica quem são os melhores e aí ele vai classificar para ir para o pódio”, argumenta Daniel.
O titular da Semel, Carlos Humberto Faria, destaca que as competições de skate são importantes para promover o esporte, reconhecer o talento dos atletas e inspirar novos praticantes. “Iniciativas como essa demonstram um compromisso com o desenvolvimento do esporte e a valorização da cultura local. Estamos muito gratos por esse apoio, que faz toda a diferença para que possamos oferecer uma competição de qualidade e inspirar novos talentos. Juntos estamos construindo um futuro mais vibrante para o skate na nossa cidade”, explana.
A primeira categoria a entrar na pista foi a mirim que deu um show de animação e força de vontade. Um exemplo é o estudante Davi Silva Palaver, de 11 anos, que já pratica o esporte há três anos e tem como sonho ser um skatista profissional. “Estou sentindo muita confiança, muito apoio pela minha caminhada no skate. Treino normalmente umas três ou quatro vezes por semana e já competi em cidades como Salinas, Parauapebas, Canaã e São Domingos. Em Tucuruí, eu fiquei em 3º lugar e São Domingos eu fiquei em 2º. Se Deus quiser hoje vou ficar em 1º”, comemora.
Um dos competidores e também membro da Amask, Marcelo do Carmo, o “Marcelo Paulista”, tem 22 anos de prática no skate e se diz muito feliz em participar de mais um evento desses. “A gente fica feliz em ser lembrado pela prefeitura, por ter conquistado a confiança em estar organizando e realizando eventos dessa magnitude, com uma boa estrutura. Hoje a gente tem uma satisfação muito grande em ter várias pessoas de idades diferentes. O skate é muito plural, muito diverso, do engenheiro ao ajudante de pedreiro, ao eletricista, ao arquiteto, ao microempreendedor”, ilustra.
A vendedora de salgados, Silvana Magno, estava encantada com a participação das famílias no evento e elogiou a inciativa. “A gente vai fazer dois meses que mora em Marabá, mas estou gostando, porque eu vi que a família aqui é unida, eu vi também que eles são muito acolhedores e vi também que eles tiram as crianças pra ter um movimento, ajudar, tirar da rua, pelo menos eles estão ocupando a cabeça dos jovens, dos adultos, é ótimo, eu pelo menos particularmente gostei, é maravilhoso”, conclui.
Confira abaixo o resultado:
MIRIM
1º – MIGUEL MOURA – 3.95
2º – ARTUR JESUS – 3.91
3º MANOEL CIRILO – 2.03
4º – JOÃO BENICIO
MASTER
1º FAGNEY BRITO – CANAÃ DOS CARAJÁS – 5.06
2º IVANILSON LIMA – IMPERATRIZ– 3.6
3º BRUNO SÁ – MARABÁ 3.5
4º FABRICIO 3.4
5º MARCELO DO CARMO – 3.1
6º KLAYDSON – CARECA – 1.5
7º SERGIO FARIA –
8º MARCELO GATÃO
FEMININO OPEN
1º RUANA SALES – 6.9
2º KELLY MENDES – TUCURUÍ – 6.8
3º VAMPIRA 3.5
INICIANTE
1º PEDRO MONTEIRO – 6.0
2º ENDREW PIETRO – PÃO DE QUEIJO – 4.2
3º DAVID BABY SHARK – 4.0
4º RICK MIRO – 1.0
AMADOR
1º – JUNIOR MOURA – 6.5
2º – PAULO HENRIQUE – IMPERATRIZ– 6.1
3º – WESLEY RODRIGUES – CANAÃ DOS CARAJÁ 5.8
4º – GUILHERME DOS SANTOS 4.2
5º – RICARDO PICA PAU – 4.0
6º – JUNIOR COSTA – 3.8
7º – GUILHERME FERNANDO – 3.1
8º – THIAGO WILKERSON – 0.2
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Lúcio Silva
The post Semel: Taça Cidade de Skate atrai 60 atletas de Marabá e região appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .