O Parque Rio Branco, em Fortaleza, foi o cenário escolhido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), para a abertura da Festa Anual das Árvores (FFA) 2025. Com o tema “Por um Ceará mais Verde e Sustentável”, o evento aconteceu neste domingo (30) e deu o pontapé inicial para uma programação que se espalhará por todo o Estado até o dia 5 de abril.
De acordo com a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Karyna Leal, a ação acontece em 150 municípios cearenses, 22 unidades de conservação estaduais e 58 escolas públicas da rede estadual. Ela destacou a importância da iniciativa para sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. “As árvores são grandes aliadas no combate às mudanças climáticas. Elas ajudam a regular o clima, protegem a biodiversidade e melhoram a qualidade de vida… E nós temos que mudar hábitos que não condizem mais com o desenvolvimento sustentável do nosso planeta”, pontuou.
A programação de abertura foi conduzida pelas equipes de educação ambiental da Sema e da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e contou com atividades de observação de pássaros, oficinas de eco arte e distribuição de mudas de plantas nativas. Além disso, o Campeonato do Jogo Super Árvores trouxe diversão e aprendizado de maneira interativa.
Entre as famílias que passaram pelo Parque para se conectarem com a natureza e se divertirem juntas, estava o professor Carlos Henrique Teixeira Maciel, acompanhado da filha, Maria Helena, de 5 anos. Ele conta que é um matemático ambientalista e compartilhou o trabalho desenvolvido na Escola Estadual Professor Edmilson Pinheiro, onde coordena o Projeto Inclusão Social e Conscientização Ambiental, conhecido como Isca. “No projeto, a educação ambiental é trabalhada juntamente com a inclusão social, e um dos objetivos é levar os alunos à COP30 para que possam discutir a importância da conscientização ambiental em um nível global” explicou.
O professor destacou a importância de campanhas como a da FFA. “Eu acho muito importante (essa ação), porque a gente está vivendo, atualmente, numa situação de emergência climática, e é mais que necessário que as pessoas tenham essa consciência ambiental, que as pessoas saibam como lidar com os resíduos que geramos”, afirmou.
Elizangela Tavares veio acompanhar as duas filhas que são integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) e aproveitou para pegar uma muda de coaçu. Ela conta que vem de uma família de agricultores e tem um profundo vínculo com o cultivo de plantas, especialmente as medicinais e avaliou positivamente a ação. “Muito bom, né? Muito bom com a preservação do meio ambiente. E a gente, todo mundo entender a importância dessa preservação, plantando uma árvore,”, comentou.
Presente no evento, o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, João Vicente, destacou que a cooperação mútua entre a União, Estados, Municípios e sociedade civil é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas de defesa do Meio Ambiente e parabenizou a iniciativa. “ Esse parque é belíssimo! Eu acho que a gente podia, inclusive, reviver esse momento, não só agora em março, mas em todos os meses do ano. É uma forma da gente poder acompanhar aqui a associação, que trabalha com o parque, e sabe o que precisa para a gente manter, não só o ambiente, mas as pessoas, porque árvore é vida”, declarou.
Ao final do evento, crianças, adultos, agentes jovens ambientais e servidores da Sema e Seuma, se uniram em um plantio simbólico de mudas.
O Decreto Federal Nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores, a ser comemorada durante a última semana do mês de março (período chuvoso) nos Estados do Ceará, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Sob a coordenação da Sema e em parceria com os municípios cearenses, ONG’s, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, são realizadas diversas ações de educação ambiental em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Em cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da Festa Anual das Árvores.
Programação das Unidades de Conservação estaduais
Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente