Meio Ambiente Meio Ambiente

Sema abre Festa Anual das Árvores com plantio e distribuição de mudas no Parque Rio Branco, em Fortaleza

O Parque Rio Branco, em Fortaleza, foi o cenário escolhido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), para a abertura da Festa Anu...

31/03/2025 14h30
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Parque Rio Branco, em Fortaleza, foi o cenário escolhido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), para a abertura da Festa Anual das Árvores (FFA) 2025. Com o tema “Por um Ceará mais Verde e Sustentável”, o evento aconteceu neste domingo (30) e deu o pontapé inicial para uma programação que se espalhará por todo o Estado até o dia 5 de abril.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

De acordo com a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Karyna Leal, a ação acontece em 150 municípios cearenses, 22 unidades de conservação estaduais e 58 escolas públicas da rede estadual. Ela destacou a importância da iniciativa para sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. “As árvores são grandes aliadas no combate às mudanças climáticas. Elas ajudam a regular o clima, protegem a biodiversidade e melhoram a qualidade de vida… E nós temos que mudar hábitos que não condizem mais com o desenvolvimento sustentável do nosso planeta”, pontuou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A programação de abertura foi conduzida pelas equipes de educação ambiental da Sema e da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e contou com atividades de observação de pássaros, oficinas de eco arte e distribuição de mudas de plantas nativas. Além disso, o Campeonato do Jogo Super Árvores trouxe diversão e aprendizado de maneira interativa.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Entre as famílias que passaram pelo Parque para se conectarem com a natureza e se divertirem juntas, estava o professor Carlos Henrique Teixeira Maciel, acompanhado da filha, Maria Helena, de 5 anos. Ele conta que é um matemático ambientalista e compartilhou o trabalho desenvolvido na Escola Estadual Professor Edmilson Pinheiro, onde coordena o Projeto Inclusão Social e Conscientização Ambiental, conhecido como Isca. “No projeto, a educação ambiental é trabalhada juntamente com a inclusão social, e um dos objetivos é levar os alunos à COP30 para que possam discutir a importância da conscientização ambiental em um nível global” explicou.

O professor destacou a importância de campanhas como a da FFA. “Eu acho muito importante (essa ação), porque a gente está vivendo, atualmente, numa situação de emergência climática, e é mais que necessário que as pessoas tenham essa consciência ambiental, que as pessoas saibam como lidar com os resíduos que geramos”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Elizangela Tavares veio acompanhar as duas filhas que são integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) e aproveitou para pegar uma muda de coaçu. Ela conta que vem de uma família de agricultores e tem um profundo vínculo com o cultivo de plantas, especialmente as medicinais e avaliou positivamente a ação. “Muito bom, né? Muito bom com a preservação do meio ambiente. E a gente, todo mundo entender a importância dessa preservação, plantando uma árvore,”, comentou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Presente no evento, o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, João Vicente, destacou que a cooperação mútua entre a União, Estados, Municípios e sociedade civil é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas de defesa do Meio Ambiente e parabenizou a iniciativa. “ Esse parque é belíssimo! Eu acho que a gente podia, inclusive, reviver esse momento, não só agora em março, mas em todos os meses do ano. É uma forma da gente poder acompanhar aqui a associação, que trabalha com o parque, e sabe o que precisa para a gente manter, não só o ambiente, mas as pessoas, porque árvore é vida”, declarou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ao final do evento, crianças, adultos, agentes jovens ambientais e servidores da Sema e Seuma, se uniram em um plantio simbólico de mudas.

Saiba mais

O Decreto Federal Nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores, a ser comemorada durante a última semana do mês de março (período chuvoso) nos Estados do Ceará, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Sob a coordenação da Sema e em parceria com os municípios cearenses, ONG’s, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, são realizadas diversas ações de educação ambiental em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Em cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da Festa Anual das Árvores.

Confira a programação:

Programação dos municípios

Programação das Unidades de Conservação estaduais

Continua após a publicidade
 

Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Continua após a publicidade
Anúncio

Lista de escolas participantes

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.