Familiares, profissionais de saúde e equipe multiprofissional do Hospital Dr. Carlos Macieira organizaram uma celebração especial para a paciente Brenda Mourão, de 29 anos, em comemoração ao seu aniversário. Proveniente do município de Chapadinha e internada há quase um ano em tratamento de pancreatite, ela foi surpreendida com uma comemoração marcada por muita emoção, realizada na quarta-feira (2).
"Estou muito grata por todo o acolhimento e carinho que venho recebendo desde minha internação. Os profissionais cuidam de mim com tanta dedicação que não tenho do que reclamar. Com fé e esperança, sei que logo estarei em casa, fazendo o que mais amo: ajudando na saúde mental das pessoas ao meu redor e cuidando dos meus pacientes. Sei que sou forte e guerreira, e não vou desistir do meu tratamento. Que possamos continuar nessa sintonia de paz e cuidado. Meu muito obrigada a todos os profissionais deste hospital", declarou Brenda.
A mãe da paciente, Lourizeth Silva Mourão, de 45 anos, técnica em nutrição, que acompanha a filha durante todo o período de internação, relembrou os desafios enfrentados até aqui. "Desde o início, fomos muito bem recebidas. Desde então, minha filha tem sido acompanhada com muito profissionalismo e dedicação. E ela, com sua garra e força, vem conquistando melhorias a cada dia", contou, emocionada.
Infraestrutura
O Hospital Dr. Carlos Macieira dispõe de 84 leitos de UTI, sendo 72 para adultos, 10 pediátricos e 2 do tipo Geral 3, destinados a pacientes que necessitam de cuidados intensivos prolongados. A unidade é referência em assistência de alta complexidade em São Luís e conta com mais de 37 especialidades médicas, além de um atendimento multiprofissional que envolve equipes de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e psicologia. O hospital integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pelo Instituto Acqua.
Reconhecimento
Em abril deste ano, o Hospital Dr. Carlos Macieira foi certificado, pelo segundo ano consecutivo, com o selo de UTI Eficiente, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Epimed Solutions.
O reconhecimento destaca unidades de terapia intensiva que apresentam excelência e qualidade no atendimento. Além disso, é o primeiro hospital público do Nordeste habilitado como unidade de transplante renal e hepático, e detém a certificação de Acreditação Nível 2, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por promover qualidade e segurança na assistência à saúde.