Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Geral Maranhão

Maternidade de Paço do Lumiar oferta serviços de planejamento familiar reprodutivo e métodos contraceptivos

Objetivo é promover a saúde reprodutiva e melhorar a qualidade de vida para famílias. Iniciativa é do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria d...

04/04/2025 18h20
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Maranhão
- Gestante Mônica Dias em atendimento na Maternidade de Paço do Lumiar (Foto: Divulgação)
- Gestante Mônica Dias em atendimento na Maternidade de Paço do Lumiar (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem reforçado a importância do planejamento familiar reprodutivo e do acesso aos métodos contraceptivos na Maternidade de Paço do Lumiar, município da Região Metropolitana de São Luís. O objetivo é promover a saúde reprodutiva e melhorar a qualidade de vida para famílias.

“Hoje o planejamento é fundamental e de extrema importância na vida das famílias, em especial das mulheres. Todas as gestantes que são atendidas aqui na maternidade realizam esse planejamento durante o circuito de consultas multidisciplinares. Orientamos as gestantes com todas as informações e cabe a elas a decisão de qual método pretende adotar no pós-parto para ter uma qualidade de vida saudável no futuro”, explicou a assistente social do Ambulatório de Alto Risco da Maternidade de Paço do Lumiar, Melissa Ferreira.

Gestante pela segunda vez e diagnosticada com hipertensão, Mônica Dias, de 44 anos, optou pelo método contraceptivo definitivo, a cirurgia de laqueadura tubária. “A cirurgia de laqueadura vem em um bom momento da minha vida. Sou uma gestante de alto risco por conta da hipertensão, já tenho um filho, e por isso decidi que não quero mais engravidar. Quando resolvi pela laqueadura, recebi total assistência da equipe de profissionais da maternidade, que me orientaram sobre o processo para a realização do procedimento”, disse.

Em quase três anos de funcionamento, a Maternidade de Paço do Lumiar já realizou mais de 500 cirurgias de esterilização definitiva. Em 2025, a unidade foi uma das escolhidas para participar do mutirão de cirurgia de laqueadura promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que busca garantir acesso rápido e seguro ao procedimento, promovendo saúde e qualidade de vida reprodutiva para as famílias maranhenses. A ação integra o programa "Cirurgia - Aqui a Fila Anda". As cirurgias de laqueadura ocorrem sempre às segundas-feiras, sem interferir na rotina dos procedimentos eletivos regulares.

Planejamento familiar

O planejamento familiar é essencial para a saúde reprodutiva e o direito de escolha de ter filhos ou não. Ele é um conjunto de ações criadas para orientar mulheres e homens quanto a métodos contraceptivos durante o pré-natal e pós-parto para empoderar as mulheres a tomar decisões informadas sobre sua saúde reprodutiva.

A Lei nº 14.443 de 2022 permite que mulheres e homens possam optar pela laqueadura ou vasectomia com menos burocracia, respeitando sua autonomia e direito de decidir sobre suas vidas reprodutivas. Além disso, a legislação atualizada promove a igualdade de gênero ao reconhecer a importância da participação masculina no planejamento familiar. Ainda conforme a legislação, a idade mínima para a realização de laqueadura e de vasectomia foi reduzida de 25 para 21 anos.

Atendimentos

Continua após a publicidade

Em três anos de funcionamento, a maternidade já registrou 447.636 mil atendimentos. Entre eles, 5.573 mil partos, 50.546 mil consultas multidisciplinares, 9.439 mil consultas médicas, 35.012 mil atendimentos de emergência e urgência médica, além de 98.092 mil procedimentos de enfermagem.

A unidade oferece atendimento de urgência e emergência em obstetrícia, com 36 leitos de enfermaria para o alojamento conjunto de gestantes em pré-parto, parto e puerpério, acompanhamento multidisciplinar, cirurgias como laqueadura, além do circuito do pré-natal e testes neonatais.

Continua após a publicidade
Anúncio

Desde 2022, a maternidade conquistou o Selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), concedido pelo Ministério da Saúde em parceria com a OMS e Unicef, pelo cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. Outro avanço é a implementação do cartório de registro civil de nascimento, garantindo cidadania imediata aos recém-nascidos. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é gerenciada pelo Instituto Acqua.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Suscribirme