Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Saúde Mato Grosso do Sul

SES reúne mais de uma centena de profissionais para prevenir lesões por pressão em pacientes

Condição afeta principalmente pessoas acamadas e exige capacitação contínua dos profissionais de saúdeEm alusão ao mês dedicado à segurança do paci...

05/04/2025 06h50
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Condição afeta principalmente pessoas acamadas e exige capacitação contínua dos profissionais de saúde

Em alusão ao mês dedicado à segurança do paciente, a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária promoveu, na última quinta-feira (3), um evento voltado à capacitação de profissionais da rede hospitalar e da atenção primária sobre o gerenciamento de lesões por pressão.

A iniciativa reforça a importância da prevenção e do tratamento adequado dessas lesões, que representam um dos eventos adversos mais notificados no estado. Durante todo o dia, os profissionais reunidos na Escola de Saúde Pública, em Campo Grande, receberam orientações sobre as melhores práticas em relação ao tema.

Entre as palestras, foram abordadas experiências em hospitais públicos e privados, além de medidas preventivas. Em geral, lesões por pressão são feridas localizadas que ocorrem devido à pressão prolongada sobre a pele e tecidos subjacentes, especialmente em áreas de proeminência óssea, onde o fluxo sanguíneo é comprometido.

Essas lesões são caracterizadas inicialmente por uma vermelhidão persistente que não desaparece com o alívio da pressão, podendo evoluir para áreas de pele rompida, formação de bolhas e, em casos avançados, a presença de tecido necrosado, evidenciando a gravidade do dano.

Essa condição é mais comum em pacientes imobilizados ou com mobilidade reduzida, exigindo intervenções imediatas e um manejo multidisciplinar para prevenir complicações e promover a cicatrização.

A gerente de serviços de saúde da vigilância sanitária da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Aline Schio, destacou o impacto das lesões por pressão no sistema de saúde e na qualidade de vida dos pacientes. “Além do alto custo para o serviço de saúde, esse tipo de lesão impõe um longo período de tratamento para o paciente. Por isso, é fundamental que os profissionais sejam constantemente treinados e atualizados sobre as melhores práticas para prevenir e tratar esses casos”, ressaltou.

Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Ao final do evento, um paciente compartilhou sua experiência, enfatizando como o suporte adequado dos profissionais de saúde pode fazer a diferença no processo de recuperação e na orientação às famílias. A capacitação reforça o compromisso da Secretaria de Estado de Saúde com a segurança do paciente e a qualificação do atendimento em todos os níveis de atenção.

Continua após a publicidade

Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Suscribirme