Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Cidades Porto Velho - RO

Dados desatualizados no SUS podem levar pacientes a perderem consultas e cirurgias em Porto Velho

Semusa alerta que pacientes estão perdendo atendimentos por falta de dados atualizados; medida simples pode evitar transtornos e garantir ac...

07/04/2025 15h21
Por: Clipping Diário Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) volta a alertar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Velho sobre a importância de manter os dados cadastrais atualizados. A medida tem impacto direto no acesso a consultas, exames, cirurgias e outros serviços da rede municipal de saúde.

De acordo com a Divisão de Regulação da Semusa, o problema é mais comum do que se imagina. “Os pacientes são convocados para procedimentos, mas não são encontrados porque os telefones informados não funcionam ou os endereços cadastrados estão errados. O resultado é a perda da vaga e a necessidade de chamar o próximo nome da fila, muitas vezes após meses de espera”, aponta Cláudia Silva, gerente da Divisão de Regulação.

A Semusa alerta que o sistema de regulação funciona com base em informações digitais e manter o cadastro atualizado, em caso de alteração do número de telefone ou de endereço, é a forma mais eficaz de garantir que o usuário seja encontrado a tempo de receber atendimento.

A gerente da Divisão de Regulação explica ainda que o paciente não perde o procedimento quando não é encontrado. “Nesse caso, a consulta agendada é devolvida para a fila de espera. Ao atualizar os dados, o paciente é novamente recolocado na regulação para novo agendamento”.

COMO ATUALIZAR SEUS DADOS

Atualização pode ser feita presencialmente em qualquer unidade básica de saúde
Atualização pode ser feita presencialmente em qualquer unidade básica de saúde
A atualização pode ser feita presencialmente em qualquer unidade básica de saúde (UBS), de segunda a sexta, das 8h às 18h. É necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e, se possível, comprovante de residência. Caso tenha filhos cadastrados como dependentes, também é preciso levar a documentação deles.

Outra opção é fazer o procedimento de forma on-line, por meio da plataforma Meu SUS Digital, disponível tanto em aplicativo quanto no site meususdigital.saude.gov.br.

A recomendação vale para todos os usuários do SUS, mesmo aqueles que não estão, neste momento, aguardando atendimento. A atualização garante que, quando chegar a hora, o contato seja feito com sucesso.

Continua após a publicidade

O que precisa ser informado
• Nome completo
• Endereço atualizado
• Telefone para contato e/ou número para recado
• Nome dos filhos (se houver dependentes).

Texto:Luciane Gonçalves
Foto:SMC

Continua após a publicidade
Anúncio

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Suscribirme