Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Geral Rondônia

Ações de educação ambiental levam orientação a produtores e fortalece prevenção de queimadas em Rondônia

Com o intuito de reforçar a prevenção às queimadas e incêndios florestais, o governo de Rondônia realizou entre os dias 3 e 6 de abril, uma série d...

07/04/2025 18h53
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Rondônia
Produtoras rurais recebem orientações durante busca ativa no entorno do distrito de Jaci Paraná
Produtoras rurais recebem orientações durante busca ativa no entorno do distrito de Jaci Paraná

Com o intuito de reforçar a prevenção às queimadas e incêndios florestais, o governo de Rondônia realizou entre os dias 3 e 6 de abril, uma série de ações educativas em distritos da zona Rural de Porto Velho. As atividades foram desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e atendeu a moradores de Abunã, União Bandeirantes, Nova Mutum e Jaci Paraná, integrando a programação da campanha de educação ambiental, que promoveu a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e o uso sustentável dos recursos hídricos, essencial para preservação da biodiversidade e garantir a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental, conforme Plano Multinível de Prevenção a Queimadas e Incêndios Florestais.

Durante a programação, técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) realizaram palestras na EMEIEF Marechal Rondon, em Abunã e EEEFM Cesar Freitas Cassol, no distrito de União Bandeirantes, alcançando cerca de 250 alunos. A iniciativa desenvolveu ainda, abordagens em comunidades e visitas técnicas a propriedades rurais, estratégia que possibilitou um contato mais direto com os produtores rurais e que contribuiu para um maior alcance das ações, permitindo a troca de informações com quem atua diretamente no campo.

Entre os principais resultados esperados estão a redução das ocorrências de queimadas ilegais, o fortalecimento da consciência ambiental nas comunidades rurais e a promoção de práticas mais sustentáveis no campo.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do trabalho integrado entre governo e comunidade para preservação ambiental. “Estamos atuando de forma preventiva e educativa para preservar o que temos de mais valioso, nossos recursos naturais. A presença do estado nas comunidades rurais reforça o compromisso com um desenvolvimento sustentável, que respeita o meio ambiente e valoriza quem vive da terra.”

Palestras educativas abordaram prevenção às queimadas e cuidados com o meio ambiente
Palestras educativas abordaram prevenção às queimadas e cuidados com o meio ambiente

PRODUTOR RURAL

De acordo com o coordenador substituto da Ceam, Leandro de Oliveira Almeida, a estratégia de intensificar as atividades aos finais de semana apresentou resultados significativos. “Nosso foco é alcançar diretamente o produtor rural, por isso priorizamos ações nos finais de semana, quando a maioria está presente em suas propriedades. Essa aproximação fortalece a conscientização e permite orientar de forma mais eficaz sobre práticas que evitam queimadas e promovem o uso consciente dos recursos”, destacou.

Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a atuação junto às comunidades rurais intensifica a função do estado na promoção de políticas públicas sustentáveis. “Temos trabalhado para que a educação ambiental chegue de forma efetiva à população, especialmente nas áreas rurais, onde o impacto das ações preventivas é ainda mais relevante. Com essas ações, conseguimos levar informação, mobilizar comunidades e gerar mudanças concretas que refletem na redução de queimadas e na melhoria da qualidade ambiental em Rondônia”, finalizou.

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Adenilson Florentino
Secom - Governo de Rondônia

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Suscribirme