Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Portos & Terminais Logística

ES ganha novo corredor logístico com Porto de Aracruz, focado em contêineres e granéis

Localizado próximo à BR-101 e com conexão ferroviária, terminal ampliará competitividade do agronegócio e do setor de óleo & gás

10/04/2025 15h45
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

Porto de Aracruz, empreendimento multiuso do Grupo Imetame, avança a todo vapor para iniciar operações em 2026, prometendo transformar a logística nacional. Com investimento de R$ 2,7 bilhões, o terminal terá capacidade para receber navios New Panamax (14 mil TEUs) e Capesize (180 mil toneladas), além de operar com tecnologia de ponta, como guindastes 100% elétricos e sistema automatizado de gestão (TOS).

Geração de empregos e impacto econômico
Na fase de obras, o projeto já emprega 650 trabalhadores diretos, número que deve chegar a 1.100 quando o porto operar em capacidade total. A localização estratégica, próxima à BR-101 e com ramal ferroviário de 7 km ligado à EFVM, fortalece o ES como hub para o agronegócio e óleo & gás.

Parceria com Transpetro
O terminal fechou memorando com a subsidiária da Petrobras para operações de transbordo ship-to-ship, consolidando-se como alternativa para escoamento de combustíveis.

Tecnologia e sustentabilidade
Destaque para os RTGs eletrificados e portões automatizados, que reduzem emissões e custos. "Seremos um dos portos mais modernos do Brasil", afirma Anderson Carvalho, diretor de operações da Imetame.

Com previsão de movimentar 1,6 milhão de TEUs/ano em sua capacidade máxima, o Porto de Aracruz pode se tornar um importante corredor de exportação para o Centro-Oeste e Mercosul.

 

 

#PortoDeAracruz #Logística #Investimentos #DesenvolvimentoRegional #HubPortuário

Continua após a publicidade
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Suscribirme