Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente
GeralAcre
Governo realiza diagnóstico socioeconômico e ambiental do Igarapé Bahia
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil...
12/04/2025 10h25
Por: Clipping DiárioFonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Epitaciolândia, realizou o diagnóstico socioeconômico e ambiental do Igarapé Bahia. A primeira etapa da ação teve início na segunda-feira, 7, e encerrou nesta sexta-feira, 11.
A atividade de coleta, liderada pela equipe da Divisão de Recursos Hídricos da Sema, tem por objetivo principal subsidiar a construção de um plano de conservação e recuperação do curso de água que abastece Epitaciolândia e a cidade de Cobija (Bolívia).
Ação visa colher dados para conservação da bacia hidrográfica que abastece os dois países. Foto: cedida
O diagnóstico também serve de base para a futura elaboração do termo de cooperação entre Brasil e Bolívia para a conservação do curso de água compartilhado entre os países. A iniciativa é um desdobramento da segunda reunião do Comitê de Integração Bifronteiriça, realizada no mês de março, em Brasiléia.
A chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Sema, Maria Antônia Zabala, destacou a importância da ação.
Equipe realizou a coleta de dados e informações na área do Igarapé Bahia. Foto: cedida
“Essa parceria visa fortalecer a gestão dos recursos hídricos e promover a conservação ambiental. A cooperação bilateral é essencial para proteger a bacia hidrográfica, considerando que o Igarapé Bahia é um curso de água que serve de abastecimento para a cidade de Cobija e, durante a estiagem, também abastece Epitaciolândia”.
A ação contou com o auxílio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), por meio do 5º Batalhão de Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal (5º BPCIF) e da Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.