Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Artigos Artigos do 5 Setor

Temos um peak season!

Enfim, é isso. Temos um peak season no começo do ano

08/06/2024 15h00
Por: Redação
foto meramente ilustrativo
foto meramente ilustrativo

Me perdoem a demora para escrever sobre o assunto, essa semana fiquei mais envolvido com o Instagram na publicação de conteúdo sobre fretes internacionais, por ter uma conta nova lá (se ainda não me segue: fretedachina

Enfim, é isso. Temos um peak season no começo do ano. Um elefante no meio da sala. E um elefante incomoda muita gente...

O peak season, ou alta temporada de importação da China, costuma a ocorrer no segundo semestre do ano, quando o Brasil tradicionalmente tem seus maiores volumes de importação marítima da Ásia.

Este ano, por motivos naturais, geopolíticos, climáticos e intencionais (por parte dos armadores), temos uma situação bem atípica surgindo nesta virada de mês.

Vários armadores sem espaço, sem disponibilidade de contêiner NOR, os espaços e equipamentos sendo bastante disputados, e o frete subindo, em resposta aos acontecimentos.

E as rolagens que a gente achou iam ser estendidas por aqui, ganharam uma sobrevida de pelo menos mais um mês aí.

Isso está acontecendo por uma série de motivos como:

- 9 blank sailings em 3 meses, que atrasaram a vinda de mais de 70 mil (valor estimado) teus para o Brasil só neste início de ano. 
- Canal do Panamá operando com restrição de quase 50%, o que gera fila de navios esperando por passagem, e consequentemente gera sensação de falta de contêineres e navios para o mercado. 
- Canal do Suez com restrição devido aos ataques terroristas Houthi, gerando uma volta mais longa para que a China acesse os mercados primários (EUA e EUROPA), aumentando em cerca de 20~25 dias esse tempo de trânsito. Isso nos afeta, pois os armadores tiram navios e contêineres de mercados secundários como o Brasil, para preencher esse gap. 
- Acúmulo de 10 dias de China parada devido ao feriado Chines no mês passado, se somando a todos os fatos acima

Virão ainda mais 3 novos blank sailings, só nesta primeira quinzena de Abril.

As próximas 3 semanas serão desafiadoras, mas ainda há espaço, ainda é possível fazer bookings, e trazer sua carga da Ásia.

Meu intuito é de reduzir um pouco esse impacto, adiantando o máximo de informação possível pra vocês por aqui.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marcelo Machado
Sobre Marcelo Machado
Como consultor logístico na CSS, ajudo você a conseguir as melhores opções de booking! Siga-me no LinkeDin