Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Justiça Justiça

PGE lança novo sistema de credenciamento de órgãos arbitrais na administração pública

Funcionalidade foi disponibilizada no Portal de Serviços do Governo e promete agilizar a resolução de conflitos e promover a desjudicialização no E...

12/03/2025 22h37
Por: Clipping Diário Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Funcionalidade foi disponibilizada no Portal de Serviços do Governo e promete agilizar a resolução de conflitos e promover a desjudicialização no Estado

Entrou em funcionamento no Portal de Serviços do Governo do Estado um novo sistema para credenciamento de órgãos arbitrais do âmbito da Administração Pública estadual. A iniciativa tem como base a Resolução nº 3/2024 do Conselho Superior (Consup) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC), publicada em novembro do ano passado, e tem como objetivo incentivar a adoção de métodos alternativos de solução de litígios que tenham via distinta à do Judiciário.

A Resolução criou o Cadastro Referencial de órgãos arbitrais institucionais no âmbito do Estado de Santa Catarina. As entidades credenciadas poderão ser indicadas em eventuais convenções de arbitragem no âmbito de contratos firmados com a administração pública estadual, muito embora o cadastramento não lhes garanta a indicação, contratação ou gere vínculo contratual com o Poder Público.

Podem participar do credenciamento órgãos nacionais ou internacionais que, dentre outros requisitos, possuam experiência mínima de cinco anos, incluindo processos arbitrais que envolvam a Administração Pública, e tenham administrado pelo menos uma causa com valor superior a R$ 10 milhões nos últimos 12 meses. Além disso, as entidades devem possuir espaço e estrutura adequados para a realização de audiências presenciais e virtuais.

Os pedidos e a documentação enviados pelas interessadas serão analisados pela Comissão de Cadastramento, composta pela coordenadora da Câmara Administrativa de Gestão e Solução de Conflitos (Casc), pelo procurador-chefe da Procuradoria do Contencioso (Procont) e pelo procurador-chefe da Procuradoria Fiscal (Profis). 

De acordo com a procuradora do Estado Adriana Cravinhos, coordenadora da Casc, esse é um importante passo dado pela PGE/SC em direção a um dos principais objetivos da instituição – a desjudicialização. “A arbitragem retira o conflito do Judiciário, é um método alternativo de resolução de litigâncias que dá mais agilidade, principalmente em conflitos mais complexos”, explica ela, ao destacar a importância da iniciativa para redução de litígios no Estado. “No caso de contratos públicos, por exemplo, que exigem resolução rápida, teremos como acionar um órgão arbitral credenciado e solucionar pela via da arbitragem, evitando o ajuizamento de ações junto à Justiça”.

Segundo a procuradora, o cadastramento de órgãos arbitrais está alinhado à política de desjudicialização e eficiência na gestão pública que tem sido promovida pela PGE/SC, em especial nos últimos anos. Outras iniciativas similares já haviam sido implementadas, como a instituição do Programa de Incentivo à Desjudicialização e ao Êxito Processo (Prodex), do Concilia+SC , fruto de Decreto do Governador Jorginho Mello, do PGE Resolve e das portarias que estabelecem medidas para acelerar a tramitação de processos que envolvam valores pequenos . Assim, espera-se reduzir a cultura da judicialização de conflitos que resulta na lentidão do Judiciário e na sobrecarga da PGE, que tem em seu acervo mais de 1,2 milhão de ações, e aumentar a eficiência e eficácia na solução dos conflitos.

Serviço digital da Casc facilita pedidos de indenização por danos veiculares

Continua após a publicidade

A Câmara Administrativa de Solução de Conflitos da PGE/SC também disponibilizou um serviço digital que facilita pedidos de ressarcimento decorrentes de danos em veículos ocasionados pela falta do Estado na manutenção e sinalização das rodovias estaduais , como também por acidentes ocasionados por viaturas estaduais com culpa do servidor motorista. A iniciativa busca facilitar acesso dos administrados ao serviço e proporcionar maior agilidade na tramitação dos processos, o que resulta em maior efetividade e eficácia. 

O link para os pedidos de ressarcimento está disponível na página da Casc dentro site da PGE/SC. Podem realizar a solicitação, proprietários ou condutores de veículos danificados. Para solicitar o ressarcimento, é necessário apresentar documentação e fotos que comprovem as avarias, o local do acidente, vício no serviço público estadual  e  circunstâncias em que ocorreram os danos. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo a procuradora do Estado Adriana Cravinhos, a disponibilização desse serviço representa um avanço no atendimento da Câmara ao público, e tornará mais fácil a instrução dos processos. “Já realizamos esse procedimento aqui na Casc há algum tempo, e a partir da edição da Portaria GAB/PGE 89/2024, conseguimos dar um fluxo melhor a esses processos. Agora, com um link próprio, o procedimento será ainda mais rápido, e o acesso do cidadão aos serviços do Estado será  facilitado”, explica ela.

(Colaboração: Mateus Spiess).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Suscribirme