Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Justiça Tocantins

Seciju realiza formatura de custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas em curso de Criação de Sites

Capacitação foi ofertada em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, por meio dos programas Tech Inclusão e Manuel Querino

17/03/2025 12h22
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Tocantins
Instituições foram parceiras para a oferta do curso - Foto: Nayla Oliveira/Governo do Tocantins
Instituições foram parceiras para a oferta do curso - Foto: Nayla Oliveira/Governo do Tocantins

Mais uma formação ofertada pelo Sistema Prisional do Tocantins leva esperança a quem se encontra em privação de liberdade. Desta vez, foram as custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas (UPF), que receberam o certificado no curso de Criação de Sites, ofertado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Políticas de Alternativas Penais, além dos programas Tech Inclusão e Manuel Querino. A iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Ministério do Trabalho e Emprego. A cerimônia de formatura ocorreu na sexta-feira, 14, na UPF, com a presença de representantes das instituições.

No total, foram nove alunas que aprenderam a produzir sites de forma off-line, por meio de recursos como HTML, CSS e JavaScript. A intenção é que, quando estiverem em liberdade, elas possam publicar os sites online. Durante a capacitação, elas produziram sites voltados para o empreendedorismo, como homecare, roupas e acessórios de crochê, produtos de sex shop e sandálias rasteirinhas. O curso foi ministrado pela instrutora, que é professora-tutora da Unitins, Aldriene Divina.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Miranda, agradeceu as parcerias que promoveram a qualificação. “Nós temos aqui grandes parcerias que contribuem com a educação prisional. Estamos empenhados em fazer com que todas possam sair com a chance de conquistar novas oportunidades. Parabéns a todas e continuem aproveitando as oportunidades!”, comentou.

A chefe da UPF, Rosilda Carvalho, se emocionou ao certificar as custodiadas e relatou o empenho das alunas durante a capacitação. “Conhecimento é algo que ninguém rouba, e quero agradecer a vocês que se esforçaram. Esse curso é algo que vocês levarão para a vida. Eu agradeço a todos que se empenharam para trazer essa qualificação. São muitos os desafios, mas nós conseguimos. Nossa vontade é que todas possam dar continuidade às suas vidas lá fora com dignidade e qualificadas”, destacou.

Presenças

O evento contou ainda com a presença do juiz da Vara de Execuções Penais, Allan Martins; do coordenador do Projeto Tech Inclusão, professor doutor da UFT, George França; e representantes do Ministério do Trabalho: Pedro Humberto, Reginaldo Francisco e Renata Martins da Silva.

Durante a cerimônia, as formandas puderam fazer uma demonstração das produções e expuseram os sites que foram criados. Uma delas já participa da sétima qualificação na unidade e celebra a nova conquista. “Com certeza eu vou usar essa ferramenta lá fora, quando sair. Eu fico muito grata porque é mais uma forma de eu ver que há outras possibilidades, outras experiências lá fora. Além dos outros cursos que eu fiz, esse aqui eu achei bem legal. Eu tenho o projeto de abrir uma loja e vai dar tudo certo”, comentou.

Seciju realiza formatura de custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas em curso de Criação de Sites
Superintendente Rogério Miranda parabenizou as formandas - Nayla Oliveira/Governo do Tocantins
Seciju realiza formatura de custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas em curso de Criação de Sites
No total, nove custodiadas receberam a certificação - Nayla Oliveira/Governo do Tocantins
Seciju realiza formatura de custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas em curso de Criação de Sites
Iniciativa promove qualificação e remição de pena - Nayla Oliveira/Governo do Tocantins
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Suscribirme