A edição 2025 do “Geração Portuária”, programa de formação de mão de obra local desenvolvido pela Ferroport, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Prefeitura de São João da Barra, está com as inscrições abertas a partir desta segunda-feira, 24/03, até o dia 06 de abril. As 45 vagas abertas são para cursos de qualificação, gratuitos, nas áreas de Manutenção e Operação da Ferroport.
O objetivo dos cursos – Técnicas de Manutenção Eletromecânica e Operador de Equipamentos Portuários – é preparar a população local para atuar nessas duas áreas da companhia. A Ferroport, uma joint venture da mineradora Anglo American e da Prumo Logística, completou em 2024 dez anos de operações no terminal de minério de ferro do Porto do Açu, em São João da Barra.
Na área de Manutenção, são 25 vagas voltadas, preferencialmente, para mulheres e pessoas negras moradoras de São João da Barra e Campos dos Goytacazes. Os candidatos precisam ter idade mínima de 18 anos e, como requisito, formação técnica (mecânica, elétrica, eletrotécnica, automação, afins) concluída no máximo há dois anos.
No caso de Operação, são 20 vagas exclusivamente para mulheres moradoras de São João da Barra. Além da idade mínima de 18 anos, as candidatas devem ter concluído o Ensino Médio, mas não é exigida experiência. As inscrições são feitas no site Link.
“O Geração Portuária abre oportunidades para capacitar moradores da região e inserir novos talentos no mercado de trabalho, reforçando o compromisso da companhia com a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento profissional local”, afirma o presidente da Ferroport, Carsten Bosselmann.
Nesta edição, os candidatos inscritos passarão por um processo seletivo ao longo do mês de abril, e os 45 aprovados começam os cursos em junho, com aulas ministradas pela Firjan Senai, em Campos e São João da Barra, no período da tarde.
Programa Mulheres a Bordo está com inscrições abertas
O cronograma da capacitação teórica tem a duração de dois meses. Os alunos serão submetidos a um processo de avaliação, e os 20 aprovados seguirão para a capacitação prática nas áreas de manutenção e operação da Ferroport por dez meses. Durante todo o período de formação os trainees receberão bolsa-auxílio.
Geração de 600 empregos e selo GPTW
A Ferroport, que gera mais de 600 empregos diretos e indiretos em São João da Barra e região, está classificada no Top 3 em Diversidade e Inclusão pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), em conjunto com as empresas do Grupo Prumo.
A companhia investe em programas de diversidade e inclusão, como o Por Elas e Liderança Diversa e Inclusiva. Além disso, recebeu, pela terceira vez, o selo GPTW (Great Place To Work), como excelente empresa para se trabalhar.