Com o intuito de promover a inclusão, a OneSubsea lançou um programa de capacitação chamado Mulheres a Bordo, que está em sua segunda edição. Realizado em parceria com a Firjan SENAI SESI de Macaé, no Norte Fluminense, ele é voltado para o público feminino e vai financiar uma formação gratuita em operações offshore. O objetivo é acelerar a inserção de mulheres na indústria de petróleo e gás. As inscrições do programa vão até o dia 11 de abril.
De acordo com os organizadores, são oferecidas 22 vagas para técnicos recém-formados ou no último período dos cursos de Automação, Eletromecânica, Eletrotécnica ou Mecânica e que tenham idade acima de 18 anos.
Uma informação importante é que o programa vai priorizar inscrições de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Não será preciso experiência prévia na função. Para realizar o cadastro, é preciso acessar o link (Clique aqui).
As atividades serão realizadas de forma presencial na unidade do SENAI em Macaé, durante quatro meses, com 160 horas de formação técnica e 40 horas de mentoria em grupo. As participantes receberão ajuda de custo diária de R$ 25.
“O objetivo do Mulheres a Bordo é ampliar a inserção de mulheres na indústria de petróleo e gás, alinhado com o compromisso contínuo da OneSubsea em promover a igualdade de gênero. O programa irá gerar ainda mais oportunidades de contratação de mulheres em nossa empresa e na indústria offshore local, ainda carente de diversidade”, ressalta Andreia Maciel, gerente de RH da OneSubsea no Brasil.
Empresa portuária abre inscrições para edição 2025 do Geração Portuária
As mulheres selecionadas ainda terão aulas de inglês técnico, com foco no desenvolvimento da língua e expressões do mercado offshore, e apoio psicológico e emocional. Além disso, serão realizados workshops de sensibilização com a liderança da OneSubsea para aprimorar a gestão de pessoas com foco na equidade de gênero.