Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Justiça Tocantins

Governo do Tocantins participa do lançamento do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas, em Brasília

Plataforma foi lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, nessa quarta-feira, 26, em evento no Palácio da Justiça

28/03/2025 11h46
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Tocantins
Evento marcou o lançamento de plataforma que reúne dados inéditos para subsidiar ações e políticas públicas relacionadas ao consumo de substâncias - Foto: Seciju/Governo do Tocantins
Evento marcou o lançamento de plataforma que reúne dados inéditos para subsidiar ações e políticas públicas relacionadas ao consumo de substâncias - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), esteve presente no lançamento do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid), realizado nessa quarta-feira, 26, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). O evento contou com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, responsável pela criação da plataforma.

OObidfoi desenvolvido com o objetivo de subsidiar ações e políticas públicas relacionadas ao consumo de substâncias, reunindo dados e resultados inéditos de pesquisas sobre BETs, cigarros eletrônicos, medicamentos e o uso de substâncias entre vítimas de mortes violentas. A plataforma disponibiliza ainda informações sobre dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs), como vapes, jogos de apostas e uso de medicamentos, entre outros temas relevantes.

Representando o Governo do Tocantins e a Comissão Interfederativa de Conselhos Estaduais sobre Drogas, o superintendente Estadual de Direitos Humanos e Política de Drogas, Jessé Nascimento, destacou a importância do observatório. "Esse observatório será uma ferramenta de suma relevância para os estados e os conselhos estaduais de políticas sobre drogas, permitindo que ações e políticas públicas sejam baseadas em evidências e dados para combater esse mal que assola a comunidade, que é o consumo de drogas", ressaltou.

Obid

Com a proposta de centralizar informações, promover integração interinstitucional, disseminar conhecimento e incentivar práticas inovadoras, oObservatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid)torna-se uma ferramenta estratégica na formulação de políticas públicas. Parte das informações reunidas pela plataforma estará disponível ao público, garantindo maior transparência e acesso a estudos, pesquisas e legislações relacionadas ao tema.

* Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Suscribirme