Geral Maranhão

Com Rede Sorrir, Governo amplia assistência e alcança mais de 2 milhões de atendimentos

A iniciativa de assistência em saúde bucal coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) é garantia de acesso a serviços odontológicos gratui...

01/04/2025 20h25
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Maranhão
- Rede Sorrir passa de 2 milhões de atendimentos - (Foto: Márcio Sampaio)
- Rede Sorrir passa de 2 milhões de atendimentos - (Foto: Márcio Sampaio)

A Rede Sorrir, do Governo do Maranhão, alcançou a marca de 2.243.722 atendimentos realizados em sete anos de atividade. Com unidades espalhadas em São Luís e no interior do estado, a iniciativa de assistência em saúde bucal coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) é garantia de acesso a serviços odontológicos gratuitos de qualidade.

"A Rede Sorrir é de fundamental importância para a manutenção da saúde pública no estado do Maranhão. Ela é um marco histórico, pois através do serviço pelas unidades que a integram conseguimos identificar e dar continuidade ao tratamento específico para o paciente", disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O primeiro equipamento entregue e que deu início aos serviços da Rede Sorrir foi a Unidade Praia Grande, em 2018. Situada no Centro Histórico de São Luís, já são 1.061.670 atendimentos realizados, que somado ao suporte da Unidade Móvel (Praia Grande), e as 77.188 assistências feitas por ela, somam 1.138.858 atendimentos realizados.

Em 2022, a Unidade Praia Grande recebeu a certificação de  Acreditação Nível 1, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), colocando o equipamento do governo de forma equiparada a unidades da rede particular quanto à oferta de serviços e especialidades. Em 2024, o equipamento recebeu a Certificação Nível 2, resultado da constante busca em oferecer assistência com qualidade e segurança no setor saúde.

Ainda na capital, em 2021, a SES inaugurou a Unidade Ponta do São Francisco, e desde o início de suas atividades já foram registrados 291.200 atendimentos. O espaço recebeu, em 2024, a Certificação ONA Nível 1, tendo como principais características a oferta suporte dentário ao público adulto e pediátrico da Grande Ilha, além de  estrutura adaptada para pessoas com deficiência e crianças com espectro autista (TEA), Síndrome de Down, Epidermólise Bolhosa e sequelas decorrentes do Zika vírus.

"Atender a comunidade da Ponta do São Francisco também é atender a população maranhense. No início de nossas atividades, tínhamos as especialidades de clínico geral e odontopediatria, mas ampliamos e, desde setembro de 2024, inserimos duas novas especialidades que são a odontologia para pessoas com necessidades especiais, e a bucomaxilofacial", afirmou a coordenadora operacional da Unidade Ponta do São Francisco, Larah Fernanda Silva.

Valdiana Barbosa Soares, de 28 anos, levou os filhos Benjamin, de 6 anos, e Caio, de 11 anos, para receber atendimento odontológico na Unidade Ponta do São Francisco. "Hoje eles fizeram apenas limpeza dentária. A cada seis meses eles fazem acompanhamento. Aqui é maravilhoso porque é ruim as crianças sentirem dor de dente e fazer acompanhamento fica ótimo".

O técnico em administração, que também atua na área da filantropia, Rodrigo Coelho, de 44 anos, já é paciente da Rede Sorrir há dois anos. "O serviço é de suma importância porque aqui possui excelência no atendimento, sem falar na humanização do acolhimento por parte dos funcionários", compartilhou.

Para o diretor técnico da Unidade Sorrir Praia Grande, Fabrício Saraiva, a oferta de serviço odontológico qualificado faz parte das estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. "É uma determinação do governador Carlos Brandão entregar assistência com profissionais habilitados para demandas de média e alta complexidade", afirmou Fabrício.

A Rede Sorrir também está presente em outros municípios maranhenses, entregues à população no período de 2021 a 2024. Em Presidente Dutra, a população pode contar com a Unidade Sorrir (353.031 atendimentos) e o Sorrir Móvel (54.820); em Caxias, com a Unidade Sorrir (178.569) e o Sorrir Móvel (37.509); em Santa Inês com o Sorrir Móvel (85.958); e em Coroatá, com a Unidade Sorrir (68.041) e o Sorrir Móvel (35.736).

Continua após a publicidade
Anúncio

Agendamentos

As Unidades de Especialidades Odontológicas que integram a Rede Sorrir atendem demandas de média complexidade em diversas especialidades odontológicas não disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS), onde é feito o primeiro atendimento ao usuário do SUS.

Caso o atendimento seja para especialidades odontológicas, o paciente deverá solicitar encaminhamento e se apresentar em uma das Unidades da Rede Sorrir portando documento oficial com foto, cartão do SUS e encaminhamento.

Nas unidades localizadas na capital, a marcação poderá ser feita tanto por ligação telefônica (98) 3210-105051, como via WhatsApp pelo (98) 3210-5052. Já as que estão situadas no interior do estado o agendamento também é feito via ligação ou presencial, (Sorrir Presidente Dutra - (98) 9-8414-6589; Sorrir Caxias - (99) 9-8500-0048); na unidade em Coroatá o agendamento de consultas é feito de forma presencial.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.