Transporte Ferroviário Ferrovia

Brado e TRC inauguram rota ferroviária de exportação de madeira de MT a Itaguaí

O trajeto, que já havia sido utilizado para o transporte de algodão em julho

19/12/2024 09h23 Atualizada há 4 meses
Por: Clipping Diário
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

A Brado e a Teak Resources Co. (TRC) realizaram em novembro a primeira exportação de toras de madeira pela rota ferroviária conectando Mato Grosso ao Porto de Itaguaí (RJ), consolidando uma nova alternativa para a logística brasileira.

O trajeto, que já havia sido utilizado para o transporte de algodão em julho, levou mais de mil toneladas de madeira em 40 contêineres, percorrendo 1.392 km de Rondonópolis (MT) até Sumaré (SP) pela ferrovia.

De lá, os contêineres foram transferidos para outro trem da MRS e seguiram por mais 568 km até o terminal do Sepetiba Tecon, em Itaguaí, onde foram descarregados diretamente na área portuária para embarque rumo a Singapura.

Segundo Mayra Antunes Coelho, executiva de vendas da Brado, a nova rota representa um marco na logística nacional, com frequência semanal prevista até o final do ano.

Terminais Portuários e a Reforma Tributária: Desafios e Benefícios do PLP 68/2024

A operação destaca a eficiência do modelo multimodal, que integra ferrovia e porto para atender à demanda de exportação. A Brado opera com uma estrutura robusta de locomotivas, contêineres, vagões e terminais. Já a TRC atua há três décadas com foco na sustentabilidade, rastreabilidade. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.