O Comitê de Gestão do Sistema de Saúde Municipal se reuniu nesta quinta-feira (3) na sede da Prefeitura de Porto Velho, com o objetivo de discutir e acompanhar as ações e medidas aplicadas pelo município. Além disso, a reunião teve como finalidade apresentar um balanço das principais ações implementadas recentemente pela atual gestão.
Durante o encontro, foram discutidos vários temas, entre eles, o andamento das tratativas para a implantação do Hospital Municipal Universitário. O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, participou da reunião e apresentou informações sobre o andamento dos estudos.
“Estamos aguardando agora o relatório da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que esteve aqui na nossa cidade visitando algumas unidades hospitalares para a implantação do Hospital Universitário. A saúde de Porto Velho precisa avançar e, com apoio de instituições como a Unir, podemos ter um novo rumo na saúde pública”, disse o prefeito.
O superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans, participou da reunião e reforçou a importância do comitê para o acompanhamento da saúde pública de Porto Velho. “É fundamental a nossa participação durante essas reuniões do observatório. Aqui podemos questionar, debater e sugerir melhorias para o desenvolvimento da saúde de Porto Velho, em especial com apoio do Ministério da Saúde”, concluiu o superintendente.
O Comitê de Gestão de Saúde Municipal foi instituído através do Decreto Nº 20.763, de 27 de janeiro de 2025 , que declarou Emergência em Saúde Pública no Município de Porto Velho. Além de secretarias da Prefeitura, o observatório conta com membros do Ministério Público de Rondônia, Superintendência do Ministério da Saúde em Rondônia, Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Pública Estadual e Federal.
Texto:André Oliveira
Foto:Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)