Internacional Internacional

Brasil e Portugal assinam acordo para cooperação no setor portuário

A parceria inclui ainda o compartilhamento de tecnologia

03/03/2025 16h10
Por: Clipping Diário
Divulgação
Divulgação

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, assinaram um memorando de entendimento para ampliar a cooperação entre os dois países no setor portuário e no desenvolvimento da infraestrutura e operações dos terminais.

O acordo estabelece o compromisso de Brasil e Portugal na troca de conhecimentos sobre sustentabilidade e descarbonização dos portos, além do desenvolvimento de corredores verdes entre os portos dos dois países. Também prevê a cooperação em digitalização, sistemas de informação portuária, incluindo a Janela Única Portuária e o Porto sem Papel, bem como iniciativas voltadas à relação porto-cidade e à proteção ambiental.

A parceria inclui ainda o compartilhamento de tecnologia, experiências em engenharia e construção portuária, intercâmbio de especialistas e programas de formação. Para o ministro Silvio Costa Filho, as medidas acordadas fortalecerão o setor portuário de ambos os países, alinhando-se às exigências do comércio internacional por práticas mais sustentáveis. “No comércio internacional, será protagonista quem adotar medidas de descarbonização e redução da emissão de gases de efeito estufa. Esta parceria com Portugal coloca nossos países nesta linha, ajustando não apenas nossas infraestruturas, mas toda a navegação no caminho da sustentabilidade”, afirmou.

 

O memorando também incentiva a participação do setor privado no processo de cooperação e prevê a criação de um grupo de trabalho para coordenar as ações estabelecidas no documento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.