Infraestrutura Infra

Importação de 5,5 mil veículos da BYD incomoda fabricantes nacionais

Navio com mais de 5,5 mil automóveis fabricados pela chinesa BYD chegou ao Brasil

07/03/2025 17h08
Por: Clipping Diário
Divulgação
Divulgação

A chegada ao Brasil de um navio com 5,5 mil veículos da fabricante chinesa BYD gerou reação de montadoras nacionais. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) disse nesta quarta-feira (5/3) que recebeu a informação “com preocupação” e citou a existência de mais de 40 mil unidades importadas em estoque no país.

O navio atracou na última quinta-feira (27/2) no Portocel, em Aracruz (ES), trazendo 5.524 veículos elétricos e híbridos das famílias Dolphin, Song e Yuan.

Recomposição do imposto de importação

A Anfavea defendeu a recomposição imediata da alíquota de 35% de imposto de importação (II) para veículos híbridos e elétricos. A entidade justificou que isso seria uma tentativa de evitar um desequilíbrio no comércio exterior que possa afetar ainda mais a produção, os investimentos e os empregos na cadeia automotiva brasileira.

Desde julho de 2024, o imposto de importação é de 18% para elétricos, 20% para híbridos plug-in e 25% para híbridos.

“Nenhum país do mundo, com indústria automotiva instalada, tem uma barreira tão baixa para as importações, o que torna o nosso importante mercado um alvo fácil, especialmente para modelos que estão sendo barrados por grandes alíquotas na América do Norte e na Europa”, sustentou a Anfavea.

A indústria nacional, que gera mais de 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos, disse estar “sob forte ameaça”.

“Apoiamos, sim, a chegada de novas marcas ao Brasil, para produzir, fomentar o setor de autopeças, gerar empregos e trazer novas tecnologias. O que vemos, entretanto, são anúncios sucessivos de adiamento dos prazos de início de produção no país”, completou a entidade nacional.

Segundo navio da BYD

Esta é a segunda vez que o navio cargueiro BYD Explorer n° 1 chega ao Brasil com o carregamento de veículos eletrificados. Com 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura, a embarcação tem capacidade para transportar até 7 mil veículos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo a fabricante, a embarcação chega para atender a crescente demanda do mercado brasileiro pelos veículos da marca até que a fábrica de Camaçari (BA) inicie as operações. O complexo na Bahia será o maior fora da China e terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na primeira etapa e até 300 mil numa segunda etapa.

Segundo o vice-presidente da BYD Brasil, Alexandre Baldy, essa operação garante que mais consumidores tenham acesso aos modelos da fabricante. “A chegada do BYD Explorer n° 1 ao Brasil pela segunda vez mostra nosso comprometimento em atender à crescente demanda por veículos eletrificados no país”, disse ele.

Com 76.811 emplacamentos no Brasil em 2024, a BYD é responsável por sete a cada 10 veículos elétricos vendidos e um a cada quatro híbridos comercializados no país.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.