Um futuro promissor se desenha para o aeroporto no litoral paulista, onde um novo terminal de passageiros de 300 metros quadrados está prestes a ser construído. Com 11 empresas na corrida pela licitação, atualmente em análise de recursos administrativos, o projeto atrai investimentos significativos, com um valor estimado de R$ 3.475.227,99.
As obras de adaptação da Base Aérea de Santos para o uso compartilhado com aeronaves civis começaram em março e incluem reformas na pista de pouso e decolagem, além do espaço de taxiamento e cercamento do aeroporto. Com um custo total de R$ 19 milhões, essa primeira fase deve ser concluída até o final do ano e está sendo realizada pela Terracom Construções Ltda.
A expectativa é que as obras da segunda fase, que incluem o terminal, sejam finalizadas em cinco meses após a assinatura do contrato com a empresa vencedora.
Esse aeródromo faz parte do novo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) do Governo Federal, e os recursos para as obras são garantidos pelo Fundo Nacional de Aviação Civil. Para garantir um uso ordenado do espaço, foi realizado um zoneamento que estabelece áreas específicas para atividades civis e militares.
A história da aviação na região remonta a 105 anos, quando o aviador Virginius de Lamare fez o primeiro pouso em solo caiçara. Com o interesse crescente de companhias aéreas em operar voos comerciais, a previsão é que, até 2025, os primeiros Cessna Caravan 208, com capacidade para 10 a 14 passageiros, já estejam realizando voos diários para destinos como Rio de Janeiro e Campinas.
#AeroportoSP #InvestimentoAéreo #LitoralPaulista #AviaçãoCivil #PAC2023
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado