A Autoridade Portuária de Santos (APS) contratou a elaboração do projeto básico para o sistema viário perimetral da margem esquerda, que busca melhorar a infraestrutura de acesso ao Porto de Santos. O contrato, no valor de R$ 3,66 milhões, foi assinado com o consórcio ECR/Consenge e prevê a entrega do projeto em 2026. A obra faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e conta com um investimento de R$ 500 milhões, sendo crucial para a conexão dos terminais portuários e o túnel Santos-Guarujá.
O projeto contempla a construção de aproximadamente sete quilômetros de vias e dois quilômetros de viadutos, com a segregação do tráfego pesado do trânsito urbano. A obra incluirá adequações nas avenidas Santos Dumont e Perimetral, além da criação de novas calçadas, ciclovias e dispositivos de conexão viária. A proposta também prevê melhorias nas áreas hidráulica e elétrica, bem como a implementação de sinalização rodoviária para otimizar o fluxo de veículos pesados.
Uma das principais intervenções será a construção de viadutos para conectar os terminais portuários à Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-55), eliminando o tráfego pesado nas vias urbanas de Vicente de Carvalho. O projeto também incluirá um viaduto sobre a Avenida Perimetral e outro para facilitar o acesso ao bairro Conceiçãozinha, reforçando a importância da obra para a expansão e eficiência logística do porto.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo