A VPorts iniciou, na última segunda-feira (17), as obras de dragagem no porto de Barra do Riacho, em Aracruz (ES). O trabalho, que será realizado também no Porto de Vitória, faz parte do plano estratégico da concessionária e terá um investimento total de cerca de R$ 30 milhões.
Em Barra do Riacho, a dragagem tem previsão de duração de 30 dias, podendo sofrer ajustes conforme as condições climáticas e operacionais. Após a conclusão, o serviço seguirá para o Porto de Vitória, onde o calado será mantido em 12,5 metros, enquanto Barra do Riacho passará de 8,6 metros para 11 metros. No total, serão dragados aproximadamente 600 mil metros cúbicos de sedimentos.
Essa será a primeira dragagem em Barra do Riacho e busca garantir os requisitos de qualidade do porto. Já em Vitória, a obra permitirá que as operações ocorram sem restrições. A intervenção também é um passo importante para atrair investidores e impulsionar o desenvolvimento da área de 522 mil m² sob gestão da VPorts, onde podem ser instalados novos empreendimentos. Atualmente, os dois berços do porto são voltados à movimentação de granéis líquidos.
A dragagem será conduzida pelas equipes de engenharia e meio ambiente da VPorts, em parceria com empresas especializadas, e o material retirado será descartado em um polígono oceânico licenciado. As operações portuárias seguirão ativas durante os 60 dias de obra, com as intervenções sendo previamente comunicadas à comunidade portuária.