O Porto do Itaqui (MA), em colaboração com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançou um edital com o objetivo de incentivar pesquisas voltadas ao desenvolvimento dos setores portuário, marítimo e logístico no Maranhão.
Com um investimento de R$ 3,5 milhões, a iniciativa integra a linha de ação “Mais Inovação” e busca promover soluções tecnológicas e científicas para otimizar as operações portuárias e ampliar o impacto socioeconômico na região.
As propostas podem ser submetidas até 29 de novembro de 2024, por meio do site da Fapema. O edital é direcionado a pesquisadores de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos sediadas no Maranhão, que podem propor projetos em áreas como desenvolvimento tecnológico, descarbonização, impacto ambiental e otimização logística.
Segundo Hibernon Marinho, diretor de operações do Porto do Itaqui, o edital é uma iniciativa estratégica para integrar o porto ao ecossistema de pesquisa local. “Buscamos soluções inovadoras que aprimorem nossos processos e apoiem o desenvolvimento sustentável. Nossa parceria com a Fapema fortalece o Itaqui como um polo de inovação portuária e tecnológica, em sintonia com os desafios globais de descarbonização e eficiência”, destacou.
Para Nordman Wall, presidente da Fapema, o edital fomenta a ciência e inovação no Maranhão, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao Plano Maranhão 2050. “Esta chamada pública promove uma economia mais inclusiva, unindo pesquisa e inovação ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Maranhão e do Brasil,” afirmou Wall.
Os resultados da primeira fase do edital serão divulgados em 18 de dezembro de 2024, com entrevistas para os aprovados de 10 a 14 de fevereiro de 2025. O resultado final será publicado em 12 de março de 2025.