Na quinta-feira passada (14) foi realizada a cerimônia de inauguração do Porto de Chancay, no Peru, com a participação, por videoconferência, do presidente chinês Xi Jinping e da presidente peruana Dina Boluarte. Localizado a cerca de 78 km ao norte de Lima, o porto é o primeiro investimento portuário verde e inteligente da Cosco Shipping na América do Sul.
O complexo natural de águas profundas possui localização estratégica e alta conectividade logística, com infraestrutura projetada para receber os maiores navios porta-contêineres do mundo. Com 1.500 metros de comprimento e 4 berços, incluindo dois para contêineres e dois multiuso, sua capacidade anual abrange 1 milhão de TEUs, 6 milhões de toneladas de carga a granel e 160.000 veículos.
O porto conta com armazéns, pátios de armazenamento e áreas logísticas, além de um túnel de 1,8 km que o conecta à Rodovia Pan-Americana, otimizando o transporte terrestre. O projeto incorpora equipamentos inteligentes e veículos elétricos, reduzindo em mais de 25% o consumo de energia.
Após uma operação de teste considerada bem-sucedida, a empresa planeja estabelecer um centro regional de logística e implementar rotas diretas de contêineres entre Xangai e Chancay, reduzindo o tempo de trânsito para 23 dias.
Um novo serviço ro-ro está previsto para transformar o porto em um hub automotivo na América do Sul. Além disso, a primeira fase do projeto já gerou mais de 8.000 empregos diretos e incluiu iniciativas ambientais como centros de resgate de fauna e esforços de preservação de habitats naturais.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas