Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Portuárias em Destaque Destaque

Guimara Tuñón Guerra Assume Liderança na IAPH

Atualmente, é sócia-gerente e CEO do Maritime Policy Bureau

04/04/2025 08h10
Por: Clipping Diário
Divulgação
Divulgação

A Associação Internacional de Portos (IAPH) anunciou a nomeação de Guimara Tuñón Guerra como diretora de desenvolvimento para a região da América Central e do Sul.

Com mais de vinte anos de atuação nos setores marítimo e portuário, ela possui experiência em operações portuárias, transporte marítimo, logística e administração de negócios marítimos, tendo trabalhado em instituições públicas e privadas.

Guimara já foi vice-presidente regional da IAPH entre 2017 e 2019, durante seu mandato como diretora geral de portos e indústrias auxiliaresmarítimas da Autoridade Marítima do Panamá. Também representou o país na Organização Marítima Internacional (IMO) e na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Atualmente, é sócia-gerente e CEO do Maritime Policy Bureau, empresa de consultoria em política marítima, inovação, sustentabilidade e liderança portuária, além de Reitora da Escola de Negócios, Logística e Turismo da Universidad Católica Santa María La Antigua (USMA), na Cidade do Panamá.

O diretor administrativo da IAPH, Patrick Verhoeven, destacou a relevância da nomeação, apontando a experiência de Guimara e o impacto positivo esperado na região, similar ao observado na Índia.

 

Vinicius Patel, VP regional para América Central e do Sul e diretor de administração portuária do Porto do Açu, reforçou que a chegada de Guimara é um passo importante para ampliar o engajamento e a presença da IAPH no Caribe, América Central e do Sul, especialmente no contexto da COP30, que será realizada no Brasil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.