A Norsul anuncia Aline Carvalho como a mais nova diretora da companhia, na área que passa a se chamar Diretoria de Gente e Gestão. Gerente-executiva na empresa desde 2018, e com uma carreira consolidada de mais de 20 anos no mercado, a engenheira de produção traz consigo uma jornada que promove uma cultura organizacional voltada para a humanização das relações de trabalho, ampliando a diversidade e inclusão.
Aline também cuida das áreas de Desenvolvimento e Comunicação, TI, Projetos e Estratégia, Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) e Sustentabilidade, facilities e Administração de RH na empresa.
A executiva dedicou os últimos dez anos de sua carreira ao desenvolvimento humano, dentro e fora da Norsul. Na companhia, entrou em 2014 assumindo o cargo de gerente-geral de desenvolvimento organizacional e TI. Em 2018, migrou para a área de Gente e Gestão, onde começou a desenvolver projetos com objetivo de transformar culturalmente a empresa, respondendo pela cultura organizacional, ESG e transformação digital.
Dentre os projetos liderados pela executiva estão o “O Seu Jeito Soma”, que visa à promoção de um ambiente corporativo mais diversificado e inclusivo. Em 2023, fora da Norsul, fundou a “Casinha do Não Saber”, para discutir questões relevantes como diversidade, futuro do trabalho, saúde mental e transformação digital. Em 2024, idealizou e liderou o primeiro fórum de discussão sobre os desafios e futuro da mulher na navegação brasileira, em parceria com a WISTA Brazil: o “Horizontes Femininos: Desafios e Futuro da Mulher na Navegação”.
“Estou muito orgulhosa do processo de transformação cultural da Norsul que estamos conduzindo já há alguns anos e pela resposta da companhia aos projetos que implementamos”, destaca Aline Carvalho.
A nova diretora é formada em Engenharia de Produção pela UFF, onde também se tornou mestre na área. Com MBA em Administração pelo Ibmec e pós-graduação em RH Triple A pela Fundação Dom Cabral, esteve à frente de processos de transformação desde o início de sua carreira. Trabalhou em setores, nacionalidades e culturas organizacionais, bem distintas, como a Globalstar, ONS, Claro, Lafarge, TIM, SHV Gas e Nokia.
Atleta de longa distância, Aline já fez maratonas e Ironman no Brasil e no mundo. Atualmente dedica-se ao ciclismo. É ainda voluntária no Unogwaja Charitable Trust, na África do Sul, de onde trouxe a experiência como inspiração para o desenvolvimento do programa de voluntariado da Norsul, com foco em acelerar ONGs e negócios sociais de maneira sustentável, e não apenas assistencialista. O projeto viabiliza um aporte de conhecimento executivo que garante a sustentabilidade da instituição a partir de consultorias de negócio.
Mín. 15° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo limpo