A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) acaba de lançar a 2ª edição da Pesquisa sobre Equidade de Gênero no Setor Aquaviário, que visa mapear a participação feminina neste campo.
O levantamento está disponível até 31 de janeiro de 2025, e foi elaborado em parceria com a Wista Brazil (Women’s International Shipping and Trading Association). Esta nova edição trouxe uma série de melhorias em relação à versão anterior, realizada em 2023, com o intuito de aprofundar a compreensão sobre a situação da mulher no setor aquaviário.
A pesquisa, que ocorre bienalmente, pretende reunir dados sobre o número de mulheres em diversas funções nas empresas do setor aquaviário, desde cargos operacionais até administrativos.
Entre as inovações desta edição estão a inclusão de mais informações sobre os conceitos utilizados, a separação mais clara entre os diferentes tipos de cargos e questões específicas direcionadas ao tipo de empresa. O questionário foi distribuído para entes regulados pela Antaq entre 5 e 6 de dezembro de 2024, com o intuito de obter um panorama mais detalhado do cenário atual.
A Importância da Equidade de Gênero no Setor
A diretora da Antaq, Flávia Takafashi, destaca que o Brasil apresenta uma participação feminina semelhante à de outros países, mas reafirma a necessidade de promover ações para aumentar a inclusão e a diversidade dentro do setor.
Rompendo amarras: a luta das mulheres por espaço no setor portuário
Ao incentivar a participação feminina, a Antaq e a Wista Brazil buscam criar um ambiente mais justo e igualitário, onde mulheres possam ocupar cargos de destaque, além de reduzir as desigualdades de gênero que ainda persistem.
Como participar e por que sua contribuição é importante
O preenchimento do questionário leva, em média, 15 minutos e deve ser realizado por empresas como as Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs), terminais autorizados, autoridades portuárias, arrendamentos e Órgãos Gestores de Mão de Obra (Ogmo).
Embora o prazo inicial fosse 15 de janeiro, a Antaq prorrogou a data até 31 de janeiro de 2025, dando mais tempo para que as organizações possam colaborar com os dados que ajudarão a transformar o setor.
Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente
Em 2023, a primeira pesquisa revelou que apenas 17,6% das vagas no setor eram ocupadas por mulheres, e os esforços continuam para aumentar essa representatividade.
#EquidadeDeGênero, #SetorAquaviário, #InclusãoFeminina, #Antaq, #PesquisaDeGênero
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 24°
Chuvas esparsas